CELEBRAÇÃO NA FÁBRICA DA TURÍNGIA: 30 ANOS DA OPEL EM EISENACH

Há trinta anos, a Opel inaugurou uma fábrica em Eisenach que se distingue pelas mais modernas condições de produção e pela mais alta qualidade. Desde então, já foram muitos os best-sellers da Opel, do Astra ao Corsa e ao ADAM, que saíram da fábrica localizada na região alemã da Turíngia. Hoje em dia, o modelo SUV topo de linha, o Opel Grandland, sai dessa mesma linha de montagem, eletrificado como híbrido plug-in e com motores a combustão altamente eficientes. Trinta anos de presença da Opel em Eisenach significam trinta anos de espírito pioneiro e de produção automobilística em uma das fábricas mais modernas da Europa. No próximo sábado, dia 17 de setembro, a Opel convida todas as famílias e amigos da marca para um dia de portas abertas e para a cerimônia oficial que se realiza antecipadamente, a qual contará com a presença do primeiro-ministro da Turíngia, Bodo Ramelow, e do CEO da Opel, Florian Huettl.
“Há 30 anos que Eisenach representa a melhor qualidade. Nesta linha de produção automobilística tradicional, os nossos funcionários já fabricaram, ao longo dos anos, numerosos ‘best-sellers’ Opel para entrega aos clientes. Com a produção do Opel Grandland e do Grandland Plug-in Hybrid em uma avançada plataforma multe energias, Eisenach é uma parte importante da nossa ofensiva de eletrificação”, afirma Florian Huettl, CEO da Opel.
“Ao longo de mais de 30 anos, o nosso espírito de equipe levou-nos, muitas vezes, a alcançar um nível de desempenho claramente superior”, explica o Diretor da Fábrica, Jörg Escher. “Desde a sua abertura em 1992, a fábrica e os funcionários têm sucessivamente estabelecido novas referências em inovação e dinamismo, mesmo em tempos economicamente difíceis. Esta solidariedade continua a distinguir-nos. Pela Opel e, acima de tudo, pelos nossos clientes”.
Opel entre os primeiros fabricantes de automóveis da Alemanha Ocidental a estar presente nos novos estados federais
Em 23 de setembro de 1992, com a presença do então Chanceler alemão, Helmut Köhl, e de todos os funcionários, o primeiro Opel Astra ‘made in Eisenach’ saiu da linha de produção. A fábrica rapidamente tornou-se uma das mais modernas do mundo em termos de sustentabilidade ambiental, tecnologia de fabricação e sistemas de produção. E é também uma parte integrante da cidade e da região.
Apenas oito meses após o início da produção do Astra, o primeiro Corsa saiu da linha de produção em 1993. O primeiro Corsa ‘made in Eisenach’ é também o primeiro Corsa ‘made in Germany’. Anteriormente, a sua produção era exclusiva da fábrica espanhola de Zaragoza. Em 2012, o pequeno automóvel recebeu um irmão em sua casa, o elegante Opel ADAM, modelo que foi produzido em Eisenach até maio de 2019. Foram investidos 190 milhões de euros na fábrica para a sua produção.
Após a reunificação, a Opel foi um dos primeiros fabricantes de automóveis da Alemanha Ocidental a empenhar-se no desenvolvimento dos novos estados federais. Simultaneamente, a empresa lançou as bases para a revitalização da produção automobilística na região, abrindo a nova fábrica e investindo mais de 1 bilhão de marcos alemães. Além disso, a Opel também criou inúmeros novos empregos, também entre a indústria de fornecedores.
A empresa é o primeiro fabricante europeu a introduzir métodos de fabricação completamente novos quando o novo sistema de produção da Opel é implementado. Baseia-se em cinco princípios orientadores: envolvimento dos trabalhadores, melhoria contínua, controle de qualidade desde o início, padronização e tempos de produção curtos graças a uma logística flexível.
A fábrica da Opel em Eisenach também tem vindo a estabelecer novas referências na gestão ambiental desde a sua abertura. Os circuitos de reciclagem para reutilizar resíduos de produção ou uma estação de tratamento de águas de última geração são apenas dois exemplos do sistema sustentável.
Durante todos estes anos, a fábrica de Eisenach ‘reinventou-se’ uma e outra vez. Autêntico best-seller entre os modelos urbanos, o Opel Corsa, foi ali fabricado até 2019, mas agora os funcionários da fábrica produzem o atual SUV topo de linha da Opel, o Grandland, que é também o primeiro modelo eletrificado da marca do Blitz a sair de Eisenach.
Um vislumbre dos bastidores
No próximo sábado, dia 17 de setembro, uma cerimônia com o primeiro-ministro da região da Turíngia, Bodo Ramelow, e com o CEO da Opel, Florian Huettl, abrirá as celebrações do 30º aniversário da Opel em Eisenach. No dia de portas abertas, entre as 9h00 e as 14h00, os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto algo sobre a apaixonante história da fábrica. Nas três áreas de produção, receberão informações interessantes sobre a produção do Opel Grandland. Fora dos pavilhões, serão apresentados todos os modelos anteriormente fabricados em Eisenach, além de muitos outros destaques dos 160 anos de história da Opel.