CHRYSLER 300 SRT: CANCELADO O ÚLTIMO V8 NA AUSTRÁLIA

O mercado australiano continua perdendo modelos e nesta ocasião se trata de um muito destacado, pois apesar de não contar com uma cifra de vendas muito alta, tratava-se do último modelo que podia ser encontrado em um segmento que até há poucos anos era um dos mais midiáticos e característicos desse mercado, os V8 acessíveis, ou seja, sedans de marcas generalistas dotados de potentes motores de 8 cilindros e como não poderia ser de outra maneira, de tração traseira.
O Chrysler 300 SRT era o último modelo disponível deste tipo na Austrália, pois nos últimos anos desapareceram os outros modelos, incluindo os protagonistas com mais tradição deste particular segmento por lá, os Ford Falcon e Holden Commodore.
A abertura do mercado australiano e a redução dos impostos para veículos importados conseguiu aumentar a competitividade daquele mercado, sobretudo para os fabricantes de fora, mas é lógico, isso foi em detrimento dos superprotegidos produtos locais. O que logo provocou o colapso das vendas dos modelos fabricados na Austrália, o que unido à forte tendência SUV que está varrendo todos os mercados, fez com que empresas como Ford e General Motors mudassem drasticamente sua estratégia naquele canto do planeta.
A Ford deixou de montar veículos nesse mercado, mas continuou a comercialização de seus produtos normalmente, substituindo o tradicional Ford Falcon V8 pelo bem-sucedido Ford Mustang S550. Enquanto que a General Motors seguiu um caminho muito diferente, primeiro cancelando toda atividade de produção e desenvolvimento, assim como sua principal rival, para logo mudar de opinião e eliminar completamente a marca Holden, que nesse momento está a ponto de desaparecer.
O Holden Commodore e seus derivados, o único modelo que realmente podíamos dizer que era 100% Made in Australia, foi cancelado em 2017 e substituído por uma versão remarcada do Opel Insignia, mas sem muito sucesso. De modo que o último grande sedan V8 de tração traseira acessível não era outro que o veterano Chrysler 300 SRT. Este modelo nunca apresentou grandes vendas na Austrália, mas permitiu à marca algumas operações importantes de frotas, como a do corpo policial de New South Wales, ao qual precisamente agradeceram pela sua confiança no comunicado de imprensa que confirma o desaparecimento do modelo e informa que ele não pode mais ser importado devido a um aumento da demanda do modelo na América do Norte. Uma desculpa estranha, já que não é nenhum segredo que as vendas do modelo da Chrysler não pararam de cair desde 2012 e em 2020 chegaram no fundo do poço, com somente 16.473 unidades vendidas.