CITROËN ë-BERLINGO 2024: REVELADA A NOVA VERSÃO ELÉTRICA DA FURGONETA FRANCESA

Com o ë-C3, a Citroën chamou mais atenção do que a marca havia contado durante anos, e com razão, já que o urbano provocou uma revolução de preços no mundo dos elétricos. O novo Citroën ë-Berlingo adota agora dois elementos do ë-C3: o aspecto e a bateria LFP.
A versão atual do Berlingo já é a terceira geração e foi lançada no mercado em 2018. O Citroën ë-Berlingo o seguiu em 2021 como sua versão elétrica e desde o início de 2022, o veículo só está disponível com propulsão ‘a bateria’. O mesmo ocorre com a nova entrega, mas agora o carro tem a mesma frente que o ë-C3 e o novo logotipo da Citroën.
A versão anterior do ë-Berlingo tinha um motor de 100 kW (136 cv) na parte dianteira e uma autonomia máxima de 285 km com sua bateria de 50 kWh líquidos. Embora a nova furgoneta não some mais potência e conte com a mesma capacidade de bateria, em princípio poderá rodar até 320 km com uma carga.
Isso significa que o consumo de energia foi reduzido significativamente e a Citroën deixou clara a razão exata disso. Ao contrário de antes, a bateria é de lítio-ferrofosfato (LFP) e outra novidade é que agora está disponível uma bomba de calor como opção extra.
A intensidade da frenagem regenerativa pode ser ajustada em três modos através de aletas no volante, enquanto antes só se podia selecionar o modo B, para uma recuperação mais forte. Os modos de condução continuam nesta nova entrega e podem ser escolhidos entre Eco, Power e Normal.
O carregador de bordo instalado de série difere conforme o país: 7.4 kW monofásico ou 11 kW trifásico.
Como antes, a bateria também pode ser alimentada com até 100 kW de corrente contínua. Se for carregada de 0 a 80%, o processo dura apenas 30 minutos. A Citroën recomenda utilizar o aplicativo ‘e-Route’ para encontrar estações de carga adequadas para as rotas mais longas.
Em relação ao interior, o novo ë-Berlingo incorpora pela primeira vez os bancos dianteiros Advanced Comfort. O estofamento tricolor parece surpreendentemente de alta qualidade para um veículo comercial - o que o ë-Berlingo continua sendo.
Como antes, há três assentos na parte traseira, que podem ser deslocados longitudinalmente e rebatidos. O Citroën ë-Berlingo 2024 estará disponível nos dois tamanhos M (4.40 metros de comprimento) e XL (4.75 metros). No caso da versão XL, também pode ser solicitado opcionalmente uma terceira fila com dois assentos adicionais. Ambos os formatos dispõem de duas portas laterais corrediças com vidros elétricos.
O habitáculo parece contar com um novo volante, um pouco anguloso, com o novo logotipo. Agora pode ser aquecido como opção extra. Quanto à tela táctil, foi instalado um monitor de 10 polegadas em vez de 8.0. A tela de instrumentos também é nova.
O banco do acompanhante pode ser rebatido como antes, o que aumenta o comprimento de carga a 2.70 metros na versão M e a 3.05 metros na XL. Também foi mantido o teto panorâmico de vidro.
O porta-malas tem uma capacidade de 775 a 4.000 litros. A cifra menor se refere à versão M com carga até a bandeja traseira na configuração de cinco lugares. Agoira, para os quase incríveis 4.000 litros, é preciso carregar até o teto na versão XL atrás dos dois bancos dianteiros.
A Citroën ainda não revelou os preços nem a data de lançamento no mercado. Na Europa, o antigo ë-Berlingo continua disponível atualmente por um preço em torno dos 30.000 euros.