COMEÇA A PRODUÇÃO DO NOVO FORD EXPLORER 100% ELÉTRICO NO CENTRO DE VEÍCULOS ELÉTRICOS DA FORD EM COLÔNIA

A Ford iniciou esta semana a produção em série do novo Ford Explorer totalmente elétrico na sua primeira fábrica dedicada a veículos elétricos (EV) na Europa, após um investimento de 2 bilhões de dólares que transformou uma fábrica histórica na fábrica do futuro.
O Ford Explorer elétrico é o primeiro veículo a sair da linha de produção do Centro de Veículos Elétricos da Ford em Colônia (Alemanha), um passo significativo no caminho para a produção de uma nova geração de veículos elétricos de passageiros de alta qualidade. Um segundo VE, um novo crossover esportivo, será apresentado em breve, com a produção em Colônia começando ainda este ano.
O novo Explorer totalmente elétrico combina engenharia alemã, atitude americana e equipamento de série superior, incluindo um sistema de propulsão elétrica a bateria para zero emissões durante a condução e mais de 600 km de autonomia com uma única carga.
“Ver a fábrica de Colônia, fundada pela Ford em 1930, transformada em uma fábrica de produção de veículos elétricos de última geração é algo surpreendente. O início da produção em série de veículos elétricos, com o novo Explorer 100% elétrico, marca o início de uma nova era para a Ford na Europa”, afirmou Kieran Cahill, vice-presidente de Produção da Ford na Europa e Grupo de Mercados Internacionais.
A fábrica do futuro
O Centro de Veículos Elétricos de Colônia está equipado com IA de ponta, bem como uma orquestra de centenas de robôs de próxima geração cuidadosamente coreografados que trarão uma nova geração de veículos elétricos de alta qualidade aos clientes da Ford na Europa. O gêmeo digital da planta monitora e apoia os operadores da linha de produção para fornecer altos padrões de qualidade.
O Centro de Veículos Elétricos de Colônia conta com máquinas de autoaprendizagem e mais de 600 novos robôs que realizam tarefas de soldagem, corte, pintura e fusão, em um equilíbrio complexo para garantir precisão, eficiência e qualidade.
Um novo centro de controle monitora todo o processo de montagem em tempo real, até cada peça e porca em cada estação de trabalho. O gêmeo digital da planta é exibido por meio de uma tela táctil gigante contendo todas as estações de trabalho com informações sobre ferramentas, entregas de materiais, segurança no trabalho e muito mais. Com pequenas telas tácteis, os funcionários da linha fornecem mais informações sobre o status de suas estações de trabalho.
“Monitorando e controlando cada passo do processo de fabricação, a Ford alcançará níveis de qualidade sem precedentes para os nossos clientes”, afirmou René Wolf, Diretor Geral de Produção, Ford Werke GmbH.
Produção mais sustentável
O Centro de Veículos Elétricos de Colônia é uma das plantas de montagem de veículos mais eficientes da Ford em todo o mundo, com economias significativas em emissões, utilização de água e consumo de energia.
A Ford está trabalhando para implementar um caminho para a neutralidade de carbono no Centro de Veículos Elétricos de Colônia. Com a produção em andamento, os dados de emissões de gases de efeito estufa (GEE) serão monitorados e registrados para certificação independente de acordo com os mais recentes padrões internacionais. Dentro desta estratégia, a Ford melhorará continuamente a eficiência do carbono e reduzirá as emissões de GEE até um nível residual.
Além de iniciativas que reduzem emissões, uso de água e consumo de energia, toda a eletricidade e gás natural necessários para operar a usina provém de eletricidade 100% renovável certificada e biometano. A Ford Motor Company pretende ser neutra em carbono em toda a sua cadeia de produção europeia até 2035, incluindo instalações, logística e fornecedores diretos.