COMO OS PARAMÉDICOS UTILIZAM O FORD MUSTANG MACH-E PARA CHEGAR RAPIDAMENTE A QUEM MAIS PRECISA
Quando Marek Lowicz-Brady veste o seu uniforme do London Ambulance Service (LAS; Serviço de Ambulâncias de Londres) para um turno de 12 horas como paramédico, trabalhando sozinho num carro de intervenção rápida, não faz ideia do que o espera. Como qualquer grande cidade, a capital britânica é um local onde tudo pode acontecer a qualquer momento e Marek precisa estar preparado para tomar, numa fração de segundo, decisões que podem salvar uma vida.
Para chegar às ocorrências o mais rápido possível, os paramédicos do LAS utilizam 42 veículos da Unidade de Resposta Rápida, frota composta por veículos elétricos Ford Mustang Mach-E especificamente adaptados para isso. Marek conduz um desses veículos, levando consigo a maior parte do equipamento que se encontra numa ambulância, enquanto recorre à agilidade e ao desempenho do Mustang Mach-E para se desenvencilhar no trânsito urbano.
Além das credenciais de performance, os veículos também foram escolhidos pela sua capacidade de efetuar um turno completo sem precisar de carregamento, poupando tempo valioso, além de ajudar a reduzir as emissões totais de CO² da frota. Mas para Marek e os seus colegas, o mais importante é chegar rapidamente aos doentes, utilizando as suas capacidades, discernimento e formação para fazer a diferença nos momentos mais críticos. E, nesse sentido, o Ford Mustang Mach-E revela-se como o parceiro perfeito.
A Ford produziu dois filmes, um que faz o acompanhamento da rotina de Marek em Londres, enquanto utiliza o Ford Mustang Mach-E para chegar a quem precisa de ajuda, e outro adicional sobre o Módulo de Integração SYNC.
Módulo de integração SYNC
Os engenheiros da Ford visitaram prolongadamente os serviços de emergência para saberem as necessidades dos seus funcionários relativamente a um veículo. Uma das principais preocupações era a quantidade de equipamento adicional que é necessário instalar no para-brisa dianteiro ou ligar ao painel de instrumentos, para funções como a navegação e o terminal multidados que apresenta informações sobre as ocorrências para as quais se dirigem.
A solução encontrada consistiu num módulo de integração SYNC, desenvolvido pela equipe de serviços de integração digital Ford Pro, que permite que a tela SYNC do veículo passe da visualização normal do cliente tradicional para outra dos dados do computador do serviço de ambulâncias instalado no porta-malas, fornecendo aos paramédicos as informações de que necessitam sobre o trabalho para o qual se dirigem, bem como sobre a melhor forma de lá chegar. Isto reduz a sobrecarga de sistemas, equipamentos e ligações no interior do veículo, proporciona uma visualização numa tela de grandes dimensões e é significativamente mais econômico do que a instalação de equipamentos adicionais. Também não são necessários furações adicionais no painel de instrumentos, sendo depois facilmente removível no final do tempo de serviço do veículo.
Citações
“Estes carros têm uma autonomia de cerca de 300 quilômetros antes de precisarem ser recarregados. Era muito importante para nós optar por um veículo elétrico em que a vida útil da bateria cumprisse a totalidade do turno, que é de doze horas, e com uma única carga”, Daniel Elkeles, Diretor Executivo, LAS
“Criamos o conceito de um módulo de integração SYNC depois de falarmos com os paramédicos sobre as dificuldades que têm ao utilizar as atuais ambulâncias. A solução foi projetada, testada e disponibilizada no espaço de um ano e está agora disponível para qualquer serviço que dela possa beneficiar”, James Braddy, Diretor Digitial, Veículos Especiais Ford Pro
“Estamos dependentes da nossa própria intuição e da nossa própria capacidade de decisão. Penso que estamos expostos a um grande caos, a cenários que se alteram muito rapidamente e que são bastante dinâmicos, mas temos de reagir de forma rápida, adequada e racional”, Marek Lowicz-Brady, paramédico
Serviço de Ambulâncias de Londres
O LAS tem como objetivo dispor de uma frota de veículos de emergência com as mais baixas emissões possíveis e o Ford Mustang Mach-E é parte integrante do processo rumo a esses desígnios.
Estão atualmente em serviço mais de 40 veículos Mustang Mach-E como Unidades de Resposta Rápida, selecionados pelo seu equilíbrio entre velocidade, agilidade e uma autonomia capaz de suportar um turno completo de 12 horas.
Com estes veículos, o LAS considera ter a maior frota de veículos elétricos de qualquer serviço de emergência no Reino Unido.