CUPRA BORN: ANUNCIADO O NOME DEINITIVO DO COMPACTO ELÉTRICO ESPORTIVO DA MARCA ESPANHOLA

Esta semana foi apresentado o novo CUPRA Formentor VZ5. O crossover da marca espanhola agora conta com um verdadeiro topo de linha, que se torna também o modelo mais potente da SEAT. O anúncio mundial do modelo foi feito junto com a celebração do terceiro ano de vida da marca esportiva.
Tanto é que que Wayne Griffiths, o responsável máximo da CUPRA, confirmou duas novidades muito importantes: além do mencionado crossover, um novo nome para o modelo compacto desenvolvido sobre a plataforma MEB de carros elétricos do Grupo VAG. O antigo SEAT el-Born se chamará CUPRA Born. A esse respeito, Griffiths destacou que “O CUPRA Born mudará as regras do jogo no mercado dos elétricos com seu design estimulante e desempenho instantâneo”.
Griffiths assinalou ainda que “Este veículo contribuirá para reduzir as emissões globais de CO2 e a cumprir com os objetivos europeus. Com este carro pretendemos contribuir com a eletrificação da Espanha e do mundo através de sua esportividade emocional, e queremos que a próxima geração de jovens desafiadores faça parte desta transformação. É por isso que este veículo também será oferecido sob contratos de assinatura, com uma tarifa mensal que incluirá o uso do veículo e outros serviços relacionados”.
Tecnicamente o novo CUPRA Born é um irmão gêmeo do Volkswagen ID.3, embora com uma estética mais esportiva com os detalhes de tom cobre nos para-choques, spoilers, rodas de liga leve e no interior, com bancos esportivos com apoios de cabeça integrados de série. Mecanicamente, se espera a configuração de um só motor elétrico traseiro mais potente, com 150 kW, equivalentes a 204 cv, e com a bateria de íons de lítio com 77 kWh de capacidade líquida, com até 550 quilômetros de autonomia.
A marca confirmou que o novo CUPRA Born entrará em produção no segundo semestre de 2021, na planta alemã de Zwickau. Wayne Griffiths también confirmou que já foram iniciados os trabalhos para transformar o concept CUPRA Tavascan em um modelo de produção.