CUPRA BORN: O COMPACTO ELÉTRICO ESPANHOL ENFRENTA A NEVE NA ESCANDINÁVIA

A CUPRA está trabalhando a pleno rendimento para finalizar o quanto antes o desenvolvimento do seu primeiro e esperado carro elétrico. O CUPRA Born, uma alternativa mais exclusiva a modelos tão relevantes como o Volkswagen ID.3 e o Nissan LEAF, será uma realidade ainda este ano. Após ser confirmada a sua denominação comercial definitiva e alguns aspectos técnicos, a marca espanhola se concentra agora em concluir os testes de desenvolvimento que estão pendentes.
A partir do norte da Europa chegam estas interessantes imagens flagrantes. Um protótipo do compacto elétrico da CUPRA foi avistado sendo submetido às duras condições climatológicas. As marcas de carros presentes na região da Escandinávia aproveitam ao máximo os dias de frio e neve que restam pela frente antes de dar por concluídos os testes de inverno.
Embora apresente uma quantidade de camuflagem notável, a verdade é que alguns dos traços mais característicos que exibirá o novo CUPRA Born se percebem perfeitamente. Inclusive podemos tomar como referência as próprias imagens que a CUPRA tornou públicas desde o momento que anunciou que o projeto, originalmente sob a marca SEAT, passou a ser integrado em sua futura linha de produto e, mais tarde, ao confirmar-se que seu nome definitivo não será el-Born, mas se chamará apenas Born.
Por tratar-se de um carro elétrico, os chamados testes de inverno ganham maior importância, já que ao submeter a bateria a baixas temperaturas se pode comprovar como se vê afetada a autonomia do veículo e, em suma, se o desempenho sofre algum tipo de dano. Devemos ter em conta que tanto as temperaturas baixas como elevadas afetam em maior ou menor grau a bateria.
O primeiro modelo elétrico da CUPRA sustentado pela plataforma MEB estará estreitamente relacionado com o Volkswagen ID.3, agora, exibirá sua particular personalidade e a nível mecânico, a composição da oferta será igualmente diferente. Menos variada.
Nas entranhas do Born haverá uma bateria de íons de lítio de 77 kWh (capacidade líquida) cujo objetivo principal será alimentar um único motor de 150 kW (204 cv). A autonomia máxima alcançará os 550 quilômetros de acordo com o ciclo WLTP (cifra pendente de homologação). Além disso, completará o sprint de 0 a 50 km/h em menos de 3 segundos.
Com relação à sua chegada ao mercado, o lançamento do novo CUPRA Born acontecerá ainda este ano. E mais, está previsto que sua produção comece no segundo semestre de 2021. Será fabricado junto com o ID.3 nas instalações da Volkswagen em Zwickau (Alemanha).