Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. DA CORRIDA PARA A ESTRADA: APRESENTANDO O PORSCHE 963 RSP

Notícias

DA CORRIDA PARA A ESTRADA: APRESENTANDO O PORSCHE 963 RSP

06/06/2025

Voltar
DA CORRIDA PARA A ESTRADA: APRESENTANDO O PORSCHE 963 RSP

Enquanto a Porsche se prepara para as 24 Horas de Le Mans, um irmão do 963 Hypercar foi revelado: o 963 RSP. Um carro único e radical baseado na máquina campeã do IMSA e do WEC, o carro segue de perto a direção de design adotada por um 917 muito especial há 50 anos. Apropriadamente, ele estreou hoje nas ruas perto do Circuito de la Sarthe, ao lado do carro que inspirou sua criação.

O trabalho de uma equipe da Porsche AG, Porsche Penske Motorsport e Porsche Cars North America em parceria com a lenda do automobilismo Roger Searle Penske, cujas iniciais formam o nome do carro, o 963 RSP foi influenciado pelo pioneiro 917 e por uma pilotagem audaciosa ocorrida meio século atrás.

Em abril de 1975, um 917 (chassi 30) - o carro de corrida de endurance mais avançado da época - fez uma jornada extraordinária, não nas pistas, mas em vias públicas. Da fábrica em Zuffenhausen, viajou para Paris - ao volante estava seu enigmático proprietário, que insistiu em fazer o mínimo possível de alterações no carro, que permanece na França e nas ruas até hoje.

“Isso começou como um ‘e se?’ - um projeto apaixonado de uma pequena equipe de entusiastas da Penske e da Porsche, que juntos imaginaram uma versão do 963 que realmente se assemelhasse o máximo possível ao espírito e à aparência do Conde Rossi 917”, disse o presidente e CEO da Porsche Cars North America, Timo Resch, que idealizou a ideia original. “O 917 da história era um carro de corrida em todos os detalhes - embora fosse usado nas ruas - e adotamos a mesma abordagem com o 963 RSP. Ele utiliza materiais nobres da melhor qualidade disponível, mas, por dentro, ainda é um carro de corrida”.

O 963 RSP apresenta mudanças significativas em relação ao carro no qual se baseia. Ao contrário dos carros de corrida de competição, que são envelopados em cores diferentes, o 963 RSP é o primeiro do seu tipo a ser pintado; um desafio único devido à natureza da carroceria em fibra de carbono e Kevlar, ultrafina em alguns pontos para reduzir o peso. Em homenagem ao Conde Rossi 917, o 963 RSP tem acabamento em Prata Martini e apresenta carroceria exclusivamente alterada e um interior em couro bege e Alcantara sob medida, inspirado nas opções de acabamento feitas pelo Conde Gregorio Rossi di Montelera, um aristocrata italiano e CEO da Martini & Rossi, há 50 anos.

Uma configuração mecânica e eletrônica dedicada foi configurada para sua estreia nas ruas perto de Le Mans - incluindo altura de rodagem elevada e amortecedores mais macios, bem como uma unidade de controle reprogramada para permitir que os faróis e lanternas traseiras operem de forma mais próxima à de um carro de rua. Essas mudanças, juntamente com a carroceria modificada para cobrir os arcos das rodas, o uso de pneus Michelin para pista molhada e até mesmo a instalação de uma buzina, garantiram que o carro atendesse aos critérios necessários para circular na estrada e usar placas com a permissão especial das autoridades francesas e com o apoio entusiasmado do Automóvel Clube do Oeste (ACO), que organiza as 24 Horas de Le Mans.

“Foi uma experiência que ficará comigo para o resto da vida”, disse Timo Bernhard, que dirigiu o 963 RSP durante seus primeiros quilômetros. “Dirigir em uma via pública com um 917 ao meu lado foi surreal. O carro se comportou perfeitamente - parecia um pouco mais amigável e tolerante do que um 963 comum - e foi superespecial e muito mais confortável, especialmente porque eu não precisava de todos os meus equipamentos de segurança”.

“Temos um relacionamento fantástico com a Porsche desde 1972. O Porsche 917/30, em particular, marcou uma das maiores eras da história da Equipe Penske, com inúmeras vitórias e campeonatos, além do recorde de velocidade em circuito fechado estabelecido por Mark Donohue em 1975”, disse Roger Penske, presidente da Penske Corporation. “Com uma parceria tão notável persistindo até hoje, sentimos que era hora de criar o carro mais emocionante que poderíamos imaginar. Assim como o 917, eu queria que este carro fosse autêntico em relação à sua origem e tivesse o mínimo de alterações possível. Quando iniciamos o projeto, as diferenças entre as duas gerações de carros de corrida representaram um grande desafio. O resultado foi um carro que não perdeu nada de sua vantagem e é emocionante tanto na pista quanto na estrada”.

O 963 RSP estará em exposição pública no Circuito de la Sarthe durante as 24 Horas de Le Mans, antes de retornar a Stuttgart para ser exibido no Museu Porsche. Em julho de 2025, o carro aparecerá ao lado do 917 no Goodwood Festival of Speed.

O projeto 963 em detalhes

O conceito surgiu durante uma reunião na pista entre Timo Resch, presidente e CEO da Porsche Cars North America, Thomas Laudenbach, vice-presidente da Porsche Motorsport, e Urs Kuratle, diretor de corrida de fábrica da LMDh em Road Atlanta. Inspirados pelo 917, eles imaginaram repetir o feito com um 963. Esse pequeno grupo levou a premissa básica do projeto a Roger Penske e Jonathan Diuguid, diretor administrativo da Porsche Penske Motorsport, que incentivaram e desenvolveram a ideia. Roger Penske foi indicado como cliente do carro, e o 963 recebeu seu nome em sua homenagem. 

Processo de design - exterior

Com o conceito definido, a equipe da Porsche Sonderwunsch em Zuffenhausen começou transformar a ideia em realidade, em cooperação com os colegas da Sonderwunsch na Porsche Classic em Atlanta - uma instalação independente inaugurada em 2023. Com base nas alterações selecionadas pelo Conde Rossi em 1975, Grant Larson, Diretor de Projetos Especiais da Style Porsche, e seus designers idealizaram um 963 que se mantivesse o mais próximo possível do carro original, com uma paleta de cores prata e preta na parte externa e uma mistura de couro bege e Alcantara no interior. Isso se estendeu à decisão de pintar o carro - como foi o caso do 917 - em vez de envelopá-lo, como é a norma nos carros de corrida atuais, o que representou um desafio significativo devido à construção da carroceria em Kevlar e fibra de carbono. A cor da tinta para amostra - ‘Prata Martini’ - foi verificada a partir dos registros mantidos pelo Museu Porsche em Stuttgart-Zuffenhausen, com aplicação de uma laca de três camadas. Componentes menores, como dobradiças e conectores de aerofólio, têm acabamento em preto acetinado, com um exclusivo ‘963 RSP’ impresso em 3D, criado e aplicado na traseira do carro.

Para alinhar o 963 ao formato do 917, foram feitas alterações na carroceria do 963 RSP. Isso inclui a criação de aberturas exclusivas para os arcos das rodas - onde, de outra forma, as aberturas dianteiras e traseiras seriam abertas. Uma colaboração entre a Porsche Sonderwunsch e a Porsche Penske Motorsport, as aberturas foram renderizadas digitalmente antes de serem aplicadas ao carro, com o novo design permitindo a saída do ar dentro dos para-lamas. Além disso, as placas de fechamento em fibra de carbono que ficam dentro da asa traseira - um requisito para o carro de corrida - puderam ser removidas no 963 RSP.

Adicionado ao nariz do carro - substituindo o grafismo aplicado a todos os 963 convencionais - foi um emblema Porsche esmaltado, um detalhe compartilhado com o 917.

Uma pequena mudança de detalhe foi a adição de logotipos Michelin da década de 1970 nas laterais dos pneus e pneus de 18 polegadas com especificação de chuva sobre rodas de corrida OZ forjadas. Finalmente - e em outra estreia - pontos de fixação para placas dianteiras e traseiras foram adicionados antes do carro ser conduzido em vias públicas para marcar o 50º aniversário da primeira condução do 917 nas ruas.

Processo de design - interior

Possivelmente, a maior mudança em relação ao carro de corrida 963 ocorre dentro do 963 RSP. Seguindo o exemplo do interior artesanal e totalmente personalizado do 917 (que permanece sem restauração até hoje), o 963 RSP apresenta uma mistura de couro bege macio e Alcantara. Enquanto o carro de corrida apresenta poucos recursos de conforto, o 963 RSP é mais confortável - com o banco de carbono de peça única revestido em couro com estofamento macio posicionado no centro e um apoio de cabeça fixo montado na antepara de fibra de carbono. Os bancos são - assim como na versão de corrida - com ar-condicionado. As almofadas para as pernas no espaço para os pés, bem como o revestimento do teto e os pilares, foram revestidas em Alcantara leve, enquanto o volante - onde se encontra a maioria das funções do veículo - recebeu acabamento em couro. Uma adição descontraída é um porta-copos removível impresso em 3D, capaz de acomodar com segurança uma caneca de viagem Porsche.

Ao lado do piloto, um novo painel com acabamento oferece um local para os fones de ouvido Peltor e o volante quando não estiverem em uso, bem como uma plataforma para o laptop que dá partida e auxilia na operação do carro e o capacete de carbono personalizado de Roger Penske.

Embora as cores do design do interior sejam referências óbvias ao 917, elementos de design mais sutis podem ser encontrados - entre eles, placas de extremidade personalizadas para o sistema de ventilação que imitam o estilo do ventilador no topo do motor boxer de 12 cilindros do 917.

As portas têm acabamento em couro e Alcantara, com uma pequena placa de liga metálica inserida em uma delas, indicando o número do chassi, a data e o local de fabricação.

Alterações mecânicas

A altura do carro foi elevada à sua configuração máxima disponível para acomodar o uso em estrada, enquanto os amortecedores Multimatic DSSV ajustáveis, projetados para protótipos de corrida, estão em sua configuração mais suave para criar uma condução mais confortável.

A unidade de controle foi modificada para permitir que o carro acione os indicadores de direção e o ajuste dos faróis para a estrada. O motor V8 híbrido com bateria de íons de lítio - capaz de funcionar apenas com energia elétrica - permanece na configuração padrão de corrida no 963 RSP, mas o fornecimento de potência da MGU foi remapeado para proporcionar uma entrega suave, mais apropriada para uso em estrada do que em competições de corrida. O motor também foi remapeado para ser capaz de funcionar com combustível de bomba convencional - um empreendimento significativo para a equipe.

Toques finais

Acompanham o 963 RSP um capacete de carbono personalizado com detalhes em Prata Martini para combinar com o carro, um conjunto de ferramentas Snap On personalizado com detalhes no peito na mesma cor, uma placa comemorativa do projeto e seu homônimo, e alças revestidas no mesmo couro usado no interior do carro. As gavetas também possuem inserções de espuma personalizadas para acomodar ferramentas e equipamentos especiais necessários para dar partida, fazer a manutenção e operar o carro.

Embora seja capaz de ser conduzido na estrada em circunstâncias especiais e de acordo com os requisitos locais (as modificações no carro permitiram que ele usasse a letra ‘W’ francesa ou placas do fabricante em sua estreia), o 963 RSP não é uma adição homologada à linha de modelos da Porsche e foi projetado para permanecer como um exemplar único e muito especial.

O powertrain do 963

O 963 é equipado com um motor V8 biturbo de 4.6 litros, desenvolvendo até aproximadamente 680 cv, com origem no programa de corridas RS Spyder, operado pela Penske, que conquistou todos os títulos na classe LMP2 da American Le Mans Series de 2006 a 2008. O motor foi ampliado de 3.4 para 4.6 litros e, em seguida, utilizado no carro de rua 918 Spyder de produção limitada, que estreou em 2013. O virabrequim plano e o curso curto do motor permitem um ponto de montagem baixo, ajudando a otimizar o centro de gravidade do carro. Enquanto o 918 Spyder utilizava o motor naturalmente aspirado, o 963 o utiliza com dois turbocompressores fornecidos pelo fabricante holandês Van der Lee. Esses turbocompressores geram uma pressão de sobrealimentação muito moderada e são montados no lado quente do motor, otimizando a resposta do acelerador. No geral, cerca de 80% dos componentes do motor do 963 são compartilhados com o 918 Spyder, que já foi projetado para funcionar em conjunto com um sistema híbrido.

Os componentes padronizados do sistema de reforço elétrico são fornecidos pela Bosch (unidade do motor-gerador, eletrônica e software) e pela Williams Advanced Engineering (bateria de alta tensão). A unidade do motor-gerador (MGU), responsável pela saída de potência e recuperação durante a frenagem no eixo traseiro, trabalha em interação direta com a transmissão sequencial de 7 velocidades da Xtrac. A MGU fica na carcaça do sino, entre o motor a combustão e a caixa de câmbio.

Todo o sistema elétrico do híbrido produz até 800 volts. A bateria uniforme tem uma capacidade energética de 1.35 kWh, que pode ser mobilizada a qualquer momento durante a aceleração. Uma potência de 30 a 50 kW está disponível em curtos períodos, mas não altera a potência geral do powertrain. Quando o impulso da MGU entra em ação, a potência do motor a combustão, que pode atingir mais de 8.000 rpm (dependendo do BoP / ‘Equilíbrio de Desempenho’ de acordo com os regulamentos de corrida), diminui automaticamente.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

2025 - PORSCHE 963 RSP

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter