DATSUN CONTINUARÁ COM VIDA NA ÍNDIA

No final do último mês de outubro saiu a notícia. A Nissan havia decidido colocar um ponto final na jornada comercial da Datsun, sua marca ‘low cost’. Lembrando que não faz muitos anos que o fabricante japonês decidiu resgatar do esquecimento esta marca para destiná-la a determinados mercados emergentes e poder comercializar os veículos a um preço acessível e qualidade aceitável. Agora, já se sabe mais detalhes sobre a saída a que será submetida a Datsun.
A Nissan decidiu finalizar a atividade da Datsun no sudeste asiático e na Rússia. A produção dos modelos desta marca na Indonésia e na Rússia será encerrada a partir do próximo ano de 2020. No entanto, isto não significará o desaparecimento (mais uma vez) da marca. A Datsun será mantida com vida na Índia, já que ali está tendo um desempenho em vendas interessante.
As vendas da Datsun nos mercados indonésio e russo têm sido um verdadeiro desastre. Apesar do preço acessível de seus veículos, a marca não soube captar a atenção dos condutores. É por isso que, depois de estudar diferentes possibilidades, a Nissan decidiu encerrar sua produção e, portanto, a jornada comercial nestes dois mercados a partir de 2020.
Atualmente a Datsun representa aproximadamente 1% das vendas da Nissan a nível mundial. Tendo em conta que se trata de uma marca generalista de preço acessível, é uma porcentagem realmente insignificante. Os objetivos de vendas não foram cumpridos e, portanto, parte dos investimentos que estavam previstos não chegaram a acontecer. Em suma, a Nissan não acertou com o enfoque dado à Datsun.
A Datsun estará em uma situação complicada no mercado indiano. A verdade é que a marca continuará viva na Índia, mas terá, se possível, uma maior responsabilidade. Suas ventas devem seguir melhorando para que a Nissan continue vendo rentabilidade para manter uma marca em um mercado emergente como o indiano.
Sabe-se que a Datsun pretende lançar um novo modelo na Índia. Embora não haja muita informação a respeito, se espera que este veículo, que será produzido localmente, permita à marca fortalecer sua posição.