DATSUN ENCERRARÁ A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO NA RÚSSIA EM 2023

No ano de 2013 a Datsun anunciou seu retorno em alto estilo, após ter estado ausente do mercado por quase 30 anos.
Carlos Ghosn, ex-dirigente máximo do Grupo Renault, havia planejado que a marca japonesa se transformasse na referência dentro do segmento low-cost em certos mercados emergentes, mas as coisas não saíram como se esperava.
As vendas da Datsun não andaram bem em certos países e no último mês de março o fabricante já havia decidido cessar a produção e comercialização dos veículos da marca na Indonésia.
Agora, após a crise causada pelo COVID-19, a Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi anunciou uma série de ajustes, um novo roteiro que contempla a diminuição do número de modelos, o fechamento de algumas fábricas e um significado número de dispensas em vários lugares do mundo.
Após sete anos do seu retorno ao mercado, a Datsun se tornou um peso para o grupo em certas regiões e depois dos cortes feitos na Indonésia, foi anunciada a retirada da marca do mercado russo.
A decisão de retirar a Datsun da Rússia reverte os ambiciosos planos de crescimento global para a marca previstos oportunamente por Ghosn, mas a aliança precisou adaptar-se às atuais circunstâncias para conseguir sobreviver.
O ex-CEO acreditava que graças à utilização das tecnologias antigas de diversos modelos da aliança seria possível oferecer modelos de baixo custo sob a marca Datsun em diversos mercados emergentes, mas ao que parece na Rússia essa estratégia não funcionou para conseguir persuadir os clientes.
A Nissan iniciou a produção da Datsun na planta da AvtoVAZ em Togliatti no ano de 2014, a mesma fábrica onde são produzidos diversos modelos da Lada, que também faz parte da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
Mas os Datsun on-Do e Datsun mi-Do, que compartilham tecnologias com a Lada, não venderam bem durante os últimos anos e especificamente neste ano de 2020, a participação de mercado da Datsun foi reduzida ainda mais.
O atual CEO da Nissan, Makoto Uchida, anunciou que a Datsun se retirará da Rússia no final do ano fiscal de 2023. No entanto, a marca continuará, por enquanto, na Índia e na África do Sul.