DELOREAN DMC 12 PROTOTYPE 1: O PRIMEIRO DELOREAN

A história da DeLorean Motor Company é bem conhecida e apesar de sua curta trajetória, seu único modelo comercializado, o DMC 12, hoje é considerado um clássico. A partir deste mês de novembro e até o final de abril, o AACA Museum de Hershey, Pennsylvania, estará expondo duas unidades do célebre esportivo de sua coleção, e um deles é um exemplar muito destacado, pois trata-se do primeiro DeLorean funcional, o DMC 12 Prototype 1.
Este é o primeiro protótipo funcional do modelo, terminado em outubro de 1976 e utilizado por John Z. DeLorean para sua apresentação à imprensa, daí que na maioria das imagens da época ele apareça junto ao veículo. Além do seu evidente valor histórico, o DMC 12 Prototype 1 se destaca por não compartilhar praticamente nada com o modelo de produção, apesar de que o desenho do protótipo seja praticamente idêntico ao do modelo de série.
Em uma primeira olhada é muito difícil identificar o Prototype 1, pois basicamente parece um DMC 12 a mais, no entanto, praticamente a totalidade de seus elementos ou são ligeiramente diferentes ou simplesmente são outros.
O Prototype 1 já contava com a última versão de desenho do modelo, por isso que diferia em certos elementos, como as janelas, de algumas opções de desenho da Italdesign (Giugiaro foi o responsável pelas linhas do esportivo). Entretanto, uma vez que foi levado à produção, houve inúmeras mudanças, algumas de maior envergadura e outras de menor calado, mas que afetaram quase todo o veículo.
Se prestarmos atenção na imagem acima, podemos perceber como o protótipo de 1976 conta com uma frente um pouco mais afilada. A grade dianteira é ligeiramente mais fina e os faróis são mais largos que altos, e no para-choque de plástico preto não encontramos os piscas embutidos, sendo o para-choque uma só peça. Da mesma maneira, o acabamento inferior é um pouco diferente.
Estas sutis mudanças podem ser encontradas em todo o veículo, desde as formas de todos os painéis da carroceria até as portas e as lanternas traseiras, e inclusive o interior é bastante diferente. Tudo guarda a mesma relação de desenho, mas as formas definitivas e a proporção mudam. À primeira vista é igual, mas quando comparamos todos os detalhes descobrimos que foram modificados em relação ao protótipo. Apesar de ser curioso, o certo é que isso não é nada estranho na indústria automobilística, um protótipo pode ser modificado em várias áreas para ajustar-se aos materiais e elementos definitivos de produção.
Além de todas estas pequenas modificações, o Prototype 1 dispõe de algumas características que não chegaram a ser implementadas no modelo de produção, como a própria posição do motor. No caso do protótipo, este não só conta com um motor de 4 cilindros no lugar de um V6, como vai posicionado de maneira central, e não atrás do eixo traseiro como no DMC 12 definitivo.
DeLorean planejava inicialmente montar um motor do tipo rotativo, mas seu fornecedor falhou e ele teve que recorrer à aliança PRV (Peugeot, Renault e Volvo), utilizando um V6, que como podemos ver na imagem só do chassi, está montado atrás do eixo traseiro, por isso que a disposição não é central, mas traseira. No caso do Prototype 1 a marca utilizou um motor de 4 cilindros em linha de 2.2 litros de origem Citroën, que foi posicionado mais na dianteira, por isso que conta com motor central e não traseiro.
Todas essas pequenas variações fazem do DMC 12 Prototype 1 um exemplar único, que milagrosamente conseguiu sobreviver até hoje. Sua conservação pode ter ocorrido devido precisamente a essas pequenas diferenças com o modelo definitivo, já que naquela época, o próprio John Z. DeLorean e outros responsáveis da empresa declararam que os primeiros protótipos foram destinados a testes de choque e confiabilidade, por isso que foram poucos os exemplares iniciais que conseguiram sobreviver.
Sua produção foi limitada, e é bem conhecido o desastre financeiro que prejudicou sua fabricação e os problemas legais que acabaram afundando John Z. DeLorean, então, junto com a fama adquirida pelo modelo e suas particulares características, tornaram o DMC 12 um modelo de coleção. Os melhores exemplares que saem à venda se tornam rapidamente notícia, no entanto, não existem informações sobre exemplares de pré-produção ou protótipos sobreviventes.
O DMC 12 Prototype 1 foi recentemente restaurado, por isso que surge idêntico como foi apresentado à imprensa em 1976 e 1977, e até o dia 30 de abril de 2018 estará disponível para os visitantes do AACA Museum de Hershey.