DODGE CHARGER DAYTONA SRT CONCEPT: ADIANTANDO UM MUSCLE CAR ELÉTRICO
Já sabíamos há algum tempo que a Dodge estava trabalhando na eletrificação de um de seus modelos principais, o Dodge Charger, e o resultado é o chamado Dodge Charger Daytona SRT Concept, uma antecipação de como poderão ser os futuros muscle cars elétricos do fabricante americano.
Como podemos ver nas imagens, seu design está inspirado no passado, concretamente no Charger Daytona do final dos anos 60, e exibe muitos detalhes de toque retro. Por enquanto, a marca não entrou em detalhes sobre as especificações e desempenho deste concept, embora tenha assegurado que é mais rápido que um Hellcat.
A nível estético se destaca, por exemplo, por sua aparência larga, mas chama a atenção o que a marca denomina R-Wing, que é uma espécie de spoiler dianteiro que gera carga aerodinâmica, já que permite a passagem do ar pela grade e sua saída sobre o capô. Há também acenos clássicos nas portas, mas com o toque moderno das maçanetas embutidas na própria carroceria.
Os para-lamas dianteiros exibem logotipos retroiluminados ao estilo Hellcat, mas são diferentes, denominados Banshee, já que este é o nome do sistema elétrico que propulsiona este Charger Daytona SRT Concept, do qual só sabemos que funciona a 800V de tensão e conta com tração nas quatro rodas.
A Dodge fala também de uma transmissão chamada eRupt, que oferece diferentes velocidades e transições entre elas, embora a marca não tenha dado mais detalhes a respeito, além de prometer uma “experiência de transmissão eletromecânica” de acordo com a marca.
Nesse sentido, o protótipo incorpora um escape chamado Fratzonic Chambered Exhaust, um sistema que amplifica o som em uma câmara de ressonância, embora não saibamos exatamente que tipo de som, já que a Dodge foi breve nas palavras. Segundo a marca, este ‘escape’ alcança 126 dB, tanto como um Hellcat V8 em aceleração.
No interior as coisas são um pouco mais convencionais, já que encontramos um design esportivo com uma configuração bastante habitual: tela central de 12.3 polegadas focada no condutor, instrumentação de 16.0 polegadas, um Head-Up Display de 8.0 polegadas que mostra a informação mais relevante para a condução, comandos tácteis e um teto panorâmico, entre outras coisas.
A grande questão é se este Dodge Charger Daytona SRT Concept ganhará vida em um futuro próximo ou se trata de um mero exercício de design para gerar expectativa. De qualquer forma, o final dos Charger e Challenger como conhecemos hoje está dando a volta na esquina, previsto para dezembro de 2023, e o futuro da marca americana será sem dúvida elétrico.