DONKERVOORT F22 FINAL FIVE: PONTO FINAL PARA O MOTOR DE 5 CILINDROS DA AUDI
Dois anos após o seu lançamento, o Donkervoort F22 despede-se do mercado com cinco unidades de uma edição limitada muito especial. Chama-se Donkervoort F22 Final Five e presta homenagem a ninguém menos que o popular motor Audi de 5 cilindros que a marca utiliza há 25 anos. Todos os exemplares já estão vendidos ao preço de 315 mil euros.
Assim como o resto dos F22, estabelece novos padrões em velocidade, dinâmica, pureza de condução, design e facilidade de utilização; ao mesmo tempo que mantém fortes ligações visuais com o legado histórico do fabricante de supercarros. Possui um inovador teto removível de fibra de carbono Twin Targa, ajuste hidráulico de altura e suspensão ativa.
Além disso, vale destacar que, com o F22, a Donkervoort refletiu o que era possível em um supercarro de 716 kg, dobrando sua rigidez torcional para oferecer mais de 2G de aceleração lateral. Os novos recursos do Final Five incluem freios de carbono-cerâmica que reduzem 2.5 kg por roda; carroceria de carbono, rodas do mesmo material e escapamento de titânio que reduz mais 4 kg.
O motor do Donkervoort F22 Final Five
O Final Five mantém o potente motor turbo de 5 cilindros e 2.5 litros em seu núcleo. Ele desenvolve 500 cv de potência, o que lhe confere uma relação peso-potência de nada menos que 698 cv/ton. Está acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades que aciona as rodas traseiras através de um diferencial de deslizamento limitado Torsen.
A Donkervoort afirma que o carro precisa de apenas 2.5 segundos para atingir 100 km/h e pode continuar até uma velocidade máxima de 290 km/h. Ele também mantém os amortecedores TracTive ajustáveis eletronicamente, a suspensão dianteira e traseira de duplo braço e os pneus Nankang AR1 de alta aderência que medem 235/40 na frente e 275/35 na traseira.