ELEKTRON TRUVA: ALTA VOLTAGEM A CAMINHO

A Elektron Motors é uma startup alemã que tem como objetivo construir automóveis esportivos e hipercarros elétricos “com um desempenho de classe mundial”. Embora todos os próximos lançamentos se encontrem nas primeiras etapas de seu desenvolvimento e só apareçam em forma de recreações virtuais, a empresa afirma que chegarão à produção. Agora, após reconhecer que seus planos foram alterados pela crise sanitária mundial, esta entidade acaba de mostrar os primeiros esboços de seu novo bólido e algumas especificações bastante interessantes.
Trata-se do Elektron Truva, ou seja, o irmão menor do Elektron Quasar anunciado no último mês de abril, um hiperesportivo com mais de 2.300 cv de potência e uma velocidade máxima limitada a nada menos que 450 km/h. Mas a nova criação não será tão selvagem e não dizemos isso por seu aspecto, poie ele é mais chamativo, embora a estética nesta ocasião não se inspire em um Koenigsegg. Na realidade, estamos diante de um veículo mais ‘descafeinado’ que oferecerá um desempenho excepcional, mas não nos níveis do Quasar.
Assim como seu irmão maior, o Truva seguirá recorrendo a um sistema de tração nas quatro rodas, mas desta vez não serão quatro os motores elétricos encarregados de impulsionar este monstro, já que a empresa optou por um powertrain composto por três propulsores, dois deles no eixo traseiro e o outro no dianteiro. No total, se espera obter uma potência combinada de 1.400 cv, que é uma cifra muito destacada e um pouco superior à anunciada no ano passado quando foi apresentado o Elektron One.
A nova criatura da Elektron Motors herda seu nome de uma antiga cidade da Turquia, país onde nasceu Armagan Arabul, diretor executivo e fundador da startup alemã. Sabemos que o Truva utilizará um chassi inovador elaborado com materiais compostos e uma suspensão sofisticada do tipo pushrod, assim como um pacote de baterias com uma capacidade de 100 kWh. Por enquanto, se desconhece seu desempenho e o mesmo ocorre com a autonomia, enquanto que sua produção tampouco sabemos se será limitada, pois cabe lembrar que do Quasar serão fabricadas apenas 99 unidades.
Talvez, o mais interessante deste carro em comparação com o seu irmão maior seja o preço, já que o Truva partirá dos 600.000 euros, uma cifra muito elevada, mas não ao nível dos 2 milhões que pede a Elektron pelo Quasar. A empresa alemã espera lançar este veículo em 2023.