EM MEMÓRIA DE GOTTLIEB DAIMLER: VISIONÁRIO DA NOVA ERA DA MOBILIDADE

O pioneiro do automóvel e fundador da empresa Gottlieb Daimler morreu em Cannstatt há 125 anos, em 6 de março de 1900, com apenas 65 anos. O Grupo Mercedes-Benz está homenageando suas realizações excepcionais para a empresa e o desenvolvimento da mobilidade moderna.
“Uma nova forma de propulsão para a mobilidade em terra, no mar e no ar: como visionário, engenheiro e fundador da empresa, Gottlieb Daimler estava firmemente convencido de que a tecnologia inovadora poderia mudar a vida das pessoas para melhor. Se esse pioneiro da mobilidade cosmopolita estivesse vivo hoje, ele estaria buscando soluções para o amanhã da mesma forma. Nós da Mercedes-Benz Heritage temos orgulho do legado da Daimler e o trazemos à vida por meio do nosso trabalho”, disse Marcus Breitschwerdt, CEO da Mercedes-Benz Heritage GmbH.
De armeiro a pioneiro do automóvel
Gottlieb Daimler nasceu em Schorndorf em 17 de março de 1834 em uma família de padeiros e treinou como armeiro depois de deixar a escola. O talentoso jovem artesão chamou a atenção de Ferdinand Steinbeis, o principal promotor da industrialização de Württemberg. Foi ele quem financiou os estudos de Daimler com bolsas de estudo, bem como suas estadias no exterior. O jovem aproveitou a oportunidade com grande vigor, tornou-se engenheiro e transformou suas ideias inovadoras em novos produtos. “O sucesso só vem quando as visões se tornam ações”, é como Daimler descreveu sua abordagem pessoal.
Depois de ocupar vários cargos de gestão na indústria de engenharia mecânica, Gottlieb Daimler se estabeleceu em Cannstatt em 1882 e comprou uma vila na Taubenheimstrasse. Ele mandou adicionar uma extensão de tijolos à estufa no grande jardim para criar uma oficina - ela se tornou o núcleo de sua própria empresa iniciante com o objetivo de ‘ruptura’ no sentido moderno da palavra. Foi aqui que ele, junto com seu companheiro e colega de longa data Wilhelm Maybach, desenvolveu o motor de quatro tempos de alta velocidade como um sistema de transmissão universal. A unidade monocilíndrica substituiu os sistemas de transmissão tradicionais. Foi usada em veículos rodoviários e ferroviários, barcos e dirigíveis, entre outras coisas. Compacto e potente, o motor permitiu um nível completamente novo de mobilidade.
A primeira ‘motocicleta’ da história retorna à estrada
Daimler e Maybach atingiram um marco em 1885: eles testaram o motor a combustão interna de quatro tempos de alta velocidade em público com o Reitwagen de duas rodas, ou ‘carro de passeio’ em português. Foi o primeiro veículo de estrada do mundo com esse sistema de tração e, ao mesmo tempo, a primeira ‘motocicleta’ da história. A Daimler solicitou uma patente para a invenção (DRP 36423 datada de 29 de agosto de 1885).
Para marcar os ‘140 anos do Reitwagen’, a Mercedes-Benz Classic está colocando uma réplica autêntica da motocicleta com quadro de madeira e motor monocilíndrico Daimler em ação: no encontro de carros clássicos Classics & Coffee no Museu Mercedes-Benz em 31 de agosto de 2025, um evento especial com o tema ‘Motocicletas’.
A visão da Daimler se torna realidade
Após o ‘carro de passeio’, o progresso foi rápido: a carruagem motorizada Daimler, o primeiro automóvel de quatro rodas da história, fez sua estreia em meados de 1886. Pouco antes disso, em janeiro, Carl Benz patenteou seu automóvel de três rodas. Os dois pioneiros do automóvel, Benz e Daimler, trabalharam de forma independente e sem se encontrarem pessoalmente. Em 1886, Gottlieb Daimler também apresentou seu barco a motor, seguido em 1888 pelo primeiro voo motorizado do mundo com o dirigível do Dr. Friedrich Hermann Wölfert, que era impulsionado por um motor Daimler. A visão de Gottlieb Daimler de mobilidade em terra, no mar e no ar tornou-se realidade.
A Daimler-Motoren-Gesellschaft (DMG) foi fundada em 1890. Foi uma das empresas predecessoras do atual Grupo Mercedes-Benz. Em 1893, o cosmopolita Gottlieb Daimler apresentou uma versão modificada do ‘carro com rodas de aço’ na Feira Mundial de Chicago, o primeiro automóvel apresentado publicamente e operacional na América do Norte. Nos anos que se seguiram, ele continuou a promover o uso de sua invenção e, portanto, a mobilidade individual na França e na Inglaterra, entre outros países - e, claro, também na Alemanha. Daimler tem que superar a resistência repetidamente - do ceticismo inicial sobre automóveis na Alemanha às disputas difíceis com os acionistas da DMG. No final das contas, ele prevalece com seu espírito visionário. Mas esses desafios cobraram seu preço na saúde de Daimler. A partir da década de 1880, ele sofreu de problemas cardíacos, dos quais o pioneiro automotivo morreu relativamente jovem.
Locais memoriais
A casa onde Gottlieb Daimler nasceu em Schorndorf e a Daimler Garden House em Stuttgart-Bad Cannstatt comemoram sua vida e obra. Mais sobre esses e outros locais históricos da história da Mercedes-Benz podem ser vistos aqui.