Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. ESTA É A HISTÓRIA DO MG XPOWER SV, O PRIMEIRO E ÚLTIMO SUPERESPORTIVO DA MARCA BRITÂNICA

Notícias

ESTA É A HISTÓRIA DO MG XPOWER SV, O PRIMEIRO E ÚLTIMO SUPERESPORTIVO DA MARCA BRITÂNICA

17/04/2021

Voltar
ESTA É A HISTÓRIA DO MG XPOWER SV, O PRIMEIRO E ÚLTIMO SUPERESPORTIVO DA MARCA BRITÂNICA

Embora não seja um modelo tão antigo, o MG XPower SV é muito pouco conhecido e mais ainda a história completa de sua origem. Pois quando a mídia costuma falar deste modelo como clássico, ela tende a focar em suas peculiares características, bastante incomuns para um veículo da marca britânica, ou em sua turbulenta história, pois nasceu pouco antes da bancarrota do MG Rover Group. Mas muito poucos se preocupam em analisar ou lembrar de onde veio realmente este modelo, que é uma história e tanto.

Este projeto foi apresentado de maneira conceitual no Salão de Frankfurt 2001 sob o nome de MG X80 e com um design claramente relacionado com o MGF, o que foi uma surpresa, pois a MG naquela época se limitava a comercializar simples versões remarcadas de antigos modelos Rover. Exceto pelo mencionado MGF roadster, o resto do catálogo da marca eram simples Rovers com novos emblemas e outra denominação. De modo que o surgimento de um superesportivo da MG com quase a potência de um Ferrari de 8 cilindros da época era algo que ninguém teria sido capaz de prever.

A verdadeira origem deste modelo remonta a vários anos atrás, quando Alessandro de Tomaso e a família Qvale se uniram para lançar o De Tomaso Mangusta de segunda geração, modelo que havia sido apresentado inicialmente como De Tomaso Bigua, mas que quando chegou realmente ao mercado já havia perdido o nome De Tomaso, adotando o sobrenome da família fundadora da nova empresa, passando a ser conhecido como Qvale Mangusta. Embora essa família fosse americana, a nova empresa foi fundada na Itália, onde foi fabricado este estranho esportivo conversível de teto rígido, um dos superesportivos mais peculiares e exclusivos de sua época.

O novo Mangusta nasceu em uma época pouco propícia para este tipo de modelos e por isso a empresa e o projeto não conseguiram seguir adiante, sendo adquiridos finalmente e a preço de banana pelo MG Rover Group. Corporação britânica surgida após a compra do Rover Group pela BMW e que na verdade era a herdeira da antiga British Leyland, a proprietária de marcas como Land Rover, Austin, Vanden Plas, Jaguar, Morris e Mini, entre muitas outras.

Apesar do seu preço, 7 milhões de libras esterlinas, a aquisição desta empresa italiana em bancarrota foi um movimento bastante estranho, já que a empresa britânica tampouco se encontrava em um bom momento econômico e, além disso, a sua linha de produtos estava ficando bastante desfasada com relação a seus rivais europeus. Mesmo assim, os responsáveis da empresa britânica, célebres por décadas de más decisões e péssima gestão, decidiram que o que lhes fazia falta era um modelo estandarte e não modelos de produção em massa ou investir em novas tecnologias.

O projeto Qvale Mangusta italiano passou a fazer parte da empresa britânica e foi a base utilizada para dar vida ao não menos estranho MG XPower SV. Se suas formas eram bastante peculiares, pois contava com um perfil extremamente simples e salpicado de elementos FIAT - como os faróis dianteiros do FIAT Punto e as lanternas traseiras do FIAT Coupe, não menos estranho foi o seu absurdamente trabalhoso e caro processo de fabricação.

Os britânicos queriam um superesportivo de carbono com centenas de cavalos cujo único propósito era o de servir como estandarte tecnológico da MG, mas isso significou ter que recorrer a um processo de fabricação tão caro como complexo. Os painéis básicos de carbono procediam de um fornecedor britânico, que os enviava a uma empresa italiana para que criassem os painéis da carroceria, que depois eram montados para construir o corpo do modelo sobre um chassi, também fabricado na Itália por Vaccari & Bosi, que já contava com o powertrain. Após essa primeira parte da montagem, incompreensivelmente, o veículo semi-construído era enviado ao Reino Unido, onde eram acrescentados o interior e os acabamentos finais.

Assim, nos deparamos com um esportivo supostamente britânico, cujo desenvolvimento partia de um esportivo italiano (financiado por americanos) e cuja fabricação era realizada a meio caminho entre Reino Unido e Itália com a participação de cerca de meia dúzia de empresas diferentes e com uma mecânica procedente dos Estados Unidos. Este estranho e absurdamente caro processo de fabricação lembra a solução que Italdesign e BMW tiveram que improvisar para produzir o BMW M1 após a falência da Lamborghini.

Após algumas poucas mudanças de projeto com relação ao protótipo original, o modelo foi comercializado em duas versões, o SV (Sport Veloce) dotado de um motor V8 Ford de 4.6 litros e 324 cv, e o SVR, que utilizava um V8 Ford de 5.0 litros preparado pela Roush, que elevava a potência até 390 cv. Os preços partiam das 65.000 libras esterlinas (502.400 reais ao câmbio atual) da versão SV e que subiam até as 82.950 libras esterlinas (641.200 reais) do SVR, preços equivalentes a um Porsche 911 da época.

No total, foram fabricados pouco mais de 80 exemplares daquele que acabou sendo o último modelo desenvolvido pela antiga MG, já que pouco depois foi adquirida pela Nanjing Automobile, que em 2007 foi incorporada pela SAIC, empresa que agora é a casa matriz da MG, que está vivendo um capítulo muito diferente de sua história e que precisamente acaba de apresentar um novo superesportivo, o MG Cyberster Concept.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

2002 - MG XPOWER SV

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter