ESTE É O NOVO LANCIA YPSILON 2025

O Lancia Ypsilon 2025 de nova geração já é uma realidade e, em sua edição de lançamento, custa 39.654 euros na Itália. Como já sabemos, trata-se de um retorno muito esperado, pois a Lancia desapareceu da esfera internacional e limitou suas vendas ao mercado italiano. A nova entrega chegará a outros mercados em 2025 com uma imagem radicalmente nova e inegavelmente atraente.
Apesar disso, são claramente perceptíveis em sua carroceria os detalhes que lembram o passado da marca. É o caso da reinterpretação da histórica grade, agora projetada para o futuro por três raios de luz LED que abraçam o logotipo da Lancia. A iluminação principal, por sua parte, vai localizada mais abaixo. Concretamente, o exemplar apresentado exibe uma cor azul escuro com detalhes pretos em contraste.
Esta tonalidade aparece nos pilares (sendo o C mais grosso, com o logotipo da marca), na grade frontal, nas rodas de liga leve e na tampa do porta-malas, onde as letras da Lancia são protagonistas. Localizadas na posição central, são ladeadas em ambos os extremos por arredondadas lanternas LED que dão grande personalidade ao novo Ypsilon e que tomam sua inspiração no icônico Lancia Stratos.
Esta é a edição especial Cassina da versão completamente elétrica do Ypsilon. A Lancia prevê fabricar 1.906 unidades numeradas e certificadas em homenagem ao ano de fundação da marca. O novo Ypsilon mede 4.080 mm de comprimento ( 240 mm), 1.760 mm de largura ( 120 mm) e 1.440 mm de altura (-70 mm). Sobre a balança declara um peso de 1.584 kg em sua versão elétrica.
Não menos interessante é o interior, onde a equipe de projetos da marca italiana deu muita ênfase em elementos chave como os materiais de alta qualidade e as características de design únicas. É claro, as telas serão o principal atrativo. Um único acabamento preto brilhante pode ser visto, abrangendo a instrumentação digital e o sistema de infotainment.
Ambas as telas medem 10.25 polegadas. Não menos chamativo é o peculiar console central de design redondo, que simula uma mesa de café. Ao que parece, a Lancia quis que o habitáculo do Ypsilon se assemelhasse a uma sala de estar italiana, daí precisamente a colaboração com a Cassina, uma marca italiana de móveis de alto nível, que contribuiu na escolha de materiais e cores.
Outras características destacadas incluem bancos estofados em veludo com o nostálgico motivo ‘cannelloni’, o sistema de infotainment SALA (Sound Air Light Augmentation) da Lancia e a esfera iluminada na parte superior do painel, que é um assistente virtual melhorado por IA. Em tecnologia ADAS, inclui condução autônoma de Nível 2 de série.
A Lancia confirmou que comercializará o novo Ypsilon em versões híbrida e elétrica. Isso quer dizer que chegará com uma oferta muito similar à dos seus irmãos da Stellantis. Teremos o novo motor tricilíndrico de 1.2 litros com hibridação leve e 136 cv. Este inclui de série a transmissão de dupla embreagem com 6 velocidades.
A versão zero emissões irá associada ao motor elétrico de 156 cv (115 kW), vinculado à bateria de 54 kWh de capacidade com a qual declaram 403 km de autonomia WLTP. Pode carregar de 20 a 80% em CC em 24 minutos. Em outros modelos do Grupo, alcança os 150 km/h de velocidade máxima e acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9.0 segundos. Espera-se algo similar no Ypsilon.