ESTE É O OPEL CROSSLAND X QUE SERÁ APRESENTADO NO SALÃO DE GENEBRA EM MARÇO
A Opel havia informado que ao longo deste ano lançaria uma grande ofensiva com sete novos modelos: ‘7 em 17’. Destes, dois irão engrossar a família X, iniciada pelo Mokka X. O primeiro a chegar é o Opel Crossland X, um crossover urbano (Crossover Utility Vehicle) que se caracteriza por seu interior espaçoso e de grande flexibilidade, pela posição elevada, pelos sistemas multimídia e de assistência, além do teto flutuante.
O design da parte dianteira é muito parecido ao do Mokka X por sua proeminente grade com o ‘raio’ da Opel e pela forma de seus grupos ópticos, que não abandonaram as luzes diurnas de LED em forma de ‘dupla asa’. Do seu perfil destaca-se o teto flutuante e descendente, um recurso introduzido no Adam, e as marcadas linhas laterais. Em sua parte traseira, destaque para as lanternas, que também são ‘aladas’, e para a proteção na parte baixa na cor alumínio.
O Crossland X mede 4.212 mm de comprimento - é 16 cm mais curto que o Astra -, 1.764 mm de largura e 1.588 mm de altura - 10 cm mais alto que o compacto -, em relação aos 4.275 mm, 1.781 mm e 1.658 mm, respectivamente, do Mokka X. Mesmo assim, o porta-malas tem uma capacidade de 410 litros, 54 litros a mais, e isso sem mover o banco traseiro. Se movê-lo - até 150 mm, sistema com o qual os passageiros do banco traseiro podem ganhar espaço para as pernas -, o volume pode der aumentado até os 520 litros. Se for necessário mais espaço, os encostos podem ser rebatidos para que a capacidade cresça até os 1.255 litros.
No interior, os passageiros desfrutam de um teto panorâmico de vidro, que aumenta a sensação de amplitude. Piloto e copiloto são acomodados em bancos ergonômicos certificados pela AGR (Aktion Gesunder Rücken). Além disso, o condutor tem à sua disposição múltiplas ajudas como o head-up display, câmera panorâmica de visão traseira de 180 graus, assistente avançado de estacionamento, alerta de colisão frontal com frenagem de emergência autônoma, sistema de manutenção de faixa, assistente de sinais de tráfego, sistema de alerta de ângulo morto e sistema adaptativo de iluminação (AFL) com faróis LED, além de volante e para-brisas aquecidos e sistema de abertura e partida sem chave. Conta ainda com o sistema OnStar, assim como a compatibilidade do IntelliLink que permite a projeção de smartphones através do Apple CarPlay e Android Auto em sua tela táctil de até 8.0 polegadas.
O Opel Crossland X estará disponível com motores a gasolina, diesel e GLP, com transmissão manual e automático. O que parece que fica descartado por ser um ‘crossover urbano’ é a tração 4×4, que equipa o Mokka X. Será apresentado no Salão de Genebra 2017, antes do início de sua produção, que se será na Espanha, na planta de Figueruelas, Zaragoza.