ESTE É O PRIMEIRO FORD GT ‘67 HERITAGE EDITION QUE CHEGA AO MERCADO

No próximo mês de abril será leiloada a primeira unidade do Ford GT ‘67 Heritage Edition 2018 que volta ao mercado, depois de passar o prazo de dois anos que todos os proprietários deviam cumprir, antes de vender ou leiloar seus exemplares do esportivo de motor central da Ford. Este é o primeiro exemplar que sai à venda desta exclusiva edição limitada, de modo que não deverá faltar colecionadores interessados.
Embora em princípio a empresa anunciasse uma produção limitada a tão somente 1.000 unidades do novo Ford GT 2017, a altíssima demanda do esportivo de carbono fez com que a marca revisasse essa cifra, elevando-a até as 1.350 unidades. Ainda assim, estes números continuam sendo apenas uma fração da demanda que teve o modelo durante o seu lançamento, já que somente em seu primeiro mês, a Ford recebeu mais de 6.500 solicitações.
Isso fez com que a marca colocasse muito empenho na hora de decidir quem ficaria ou não com um destes raros exemplares, obrigando inclusive aos futuros compradores a assinar uma cláusula que os obrigava a manter o veículo sob sua propriedade durante 2 anos. Desta maneira a marca não só eliminaria as solicitações dos especuladores habituais, como lhe permitia que, pelo menos durante um tempo, associasse a imagem da marca às celebridades que foram escolhidas para receber uma das desejadas unidades do esportivo de motor central.
Por isso que a Ford foi tremendamente rigorosa na hora de atuar frente aos que decidiram tornar omissa esta cláusula, como John Cena, que decidiu vender seu exemplar poucos meses depois de tê-lo recebido, provocando una tormenta legal entre a marca e todos os implicados com a venda do modelo.
Mas o tempo passa rápido e quase sem perceber já foram cumpridos 2 anos desde que os primeiros exemplares fabricados do Ford GT 2017 foram entregues, incluindo os da exclusiva edição limitada GT ‘67 Heritage Edition, de modo que, segundo o contrato original, seus proprietários já estão autorizados a vender seus veículos, se assim o desejarem.
Esta não é a primeira vez que vemos um destes exemplares colocados à venda legalmente. No início de 2018 foi leiloada (com a anuência da Ford) a unidade número #200023 do modelo por motivos beneficentes, conseguindo o preço mais alto pago por um destes exemplares. Mais recentemente vimos como um chamativo exemplar acabado no estridente tom de pintura Atlas Green foi colocado à venda em um concessionário americano por 1.3 milhões de dólares e somente há algumas semanas, a casa de leilões Barrett-Jackson conseguiu vender um magnífico exemplar de cor Liquid Red por 1.48 milhões de dólares nos recentes eventos de Scottsdale.
Com relação às edições especiais do Ford GT, chegaram ao mercado exemplares das versões GT ‘66 Heritage Edition 2017 e inclusive o primeiro número de chassi do GT Heritage Edition 2019, com as célebres cores da Gulf. No entanto, esta é a primeira vez que sai a leilão um exemplar da edição limitada GT ‘67 Heritage Edition.
Esta foi a primeira edição especial lançada do esportivo de carbono da Ford e foi revelada pouco depois da apresentação oficial do modelo, em meados de 2017, seguindo o rastro do seu antecessor, o Ford GT Heritage Edition 2006, que se caracterizava por sua carroceria em azul e laranja, o uniforme esportivo da Gulf.
Este exemplar, que se encontra novinho em folha com somente 15 milhas em seu marcador, será leiloado no próximo mês de abril pela Barrett-Jackson, e devido à sua raridade, se espera que seja uma das peças mais destacadas do evento.
O Ford GT ‘67 Heritage Edition presta homenagem ao Ford GT40 MK IV que venceu as 24 Horas de Le Mans de 1967, a segunda vitória da marca americana na prova francesa, com nada menos que A.J. Foyt e Dan Gurney ao volante. Por isso, a Ford decidiu comercializar esta edição comemorativa, mas somente durante o ano de 2018, de modo que não há dados relativos à quantidade exata de exemplares desta versão especial que saíram da fábrica da Multimatic, em Ontario (Canadá).
Todas elas mostram a mesma configuração, com a carroceria na cor vermelho, adesivos na cor branco e rodas de alumínio forjado na cor titânio. Esta combinação de cores, assim como o número ‘1’, são os mesmos que portava o Ford GT40 MK IV que venceu em Le Mans ‘67.