ESTE É O TOYOTA CAMRY 2024 PARA A EUROPA: UM PRODUTO MUITO SUPERIOR E ATRAENTE
O Toyota Camry 2024 com especificações europeias foi revelado e estará à venda no Velho Continente a partir do segundo trimestre de 2024. Trata-se de um dos favoritos entre os sedans e a Toyota não quis prescindir dele na Europa. Com mais de 21 milhões de exemplares vendidos de todas as gerações, a nova entrega do Camry não é mais que uma evolução do modelo anterior.
Apesar disso, chega com profundas e interessantes alterações a nível estético, tecnologia interior, segurança e mecânica. É fácil apreciar a influência da mais recente linguagem da marca no exterior, exibindo um design já visto nos novos Prius e C-HR. Faróis LED delgados, um perfil mais estilizado, novas cores e rodas são os protagonistas para reforçar a imagem do sedan na Europa.
O mesmo ocorre no renovado interior, onde a maioria dos componentes foram redesenhados. Virá de série com duas telas de 12.3 polegadas, para a instrumentação e o sistema de infotainment. Neste último não faltam Apple CarPlay e Android Auto sem fios, Toyota Smart Connect e navegador com informação do tráfego em tempo real.
Outras novidades em tecnologia são o assistente de voz inteligente com comandos de linguagem natural, sistema de som premium JBL com nove alto-falantes, até cinco entradas USB, carregador sem fios para smartphones, atualizações ‘over-the-air’ (OTA) e chave digital ‘MyToyota’. O equipamento determinará o nível de acabamento escolhido, mas por enquanto se desconhece a linha exata para cada mercado.
À tecnologia se soma um amplo equipamento de conforto. Novamente em função do acabamento veremos partida sem chave, climatizador de dupla zona com botões físicos, um pacote de segurança integral Toyota Safety Sense 3.0, ponto WiFi, bancos dianteiros elétricos e com aquecimento, rodas de até 19 polegadas, pedais de alumínio, estofamento de couro, etc.
O Toyota Camry 2024 se mantém completamente híbrido, sem opção híbrida plug-in como em outros modelos da linha. A mecânica padrão é um motor de 4 cilindros em linha e 2.5 litros. Surge combinado com dois motores elétricos e uma nova bateria bipolar de íons de lítio que é mais potente e tem melhor capacidade de resposta.
Graças a isso entrega 231 cv de potência, um aumento de 6%, ao mesmo tempo que consegue um menor consumo médio de combustível (19.6 km/l) e emissões de CO² (117 g/km) em ciclo combinado WLTP. A aceleração de 0 a 100 km/h melhorou de 8.3 para 7.9 segundos e vai acoplado à conhecida transmissão automática eCVT que promete um funcionamento melhorado.
Graças a uma melhor cooperação com a bateria, o motor a gasolina pode funcionar em velocidades mais baixas, o que contribui para reduzir o consumo de combustível e as emissões, assim como para um funcionamento mais silencioso. A nível técnico, também podemos encontrar uma suspensão otimizada, com um esquema McPherson na parte dianteira e braços duplos transversais na parte traseira.