ESTE FORD RS200 DE 1991 COM APENAS 7.000 KM FOI VENDIDO EM PARIS POR 248.000 EUROS

Neste final de semana celebra-se o Salón Rétromobile de Paris. O evento acolhe uma grande variedade de veículos clássicos e de coleção dispostos a mudar de proprietário por somas, em alguns casos, milionárias. Há carros de todo tipo e quase para qualquer bolso, mas este Ford RS200 de 1991 com somente 7.000 km que foi leiloado hoje cativou a todos.
O lendário Ford de rally em sua versão matriculável de rua foi comprado novo no dia 15 de outubro de 1991 por um entusiasta sueco, que pagou 68.000 euros por ele. Foi um dos poucos RS200 terminados em vermelho escuro que saíram da linha de produção. No entanto, a pedido do seu primeiro proprietário, o veículo foi repintado de branco em setembro de 1992 antes de ser entregue ao concessionário Ford de Amberes (Bélgica) em março de 1993.
O veículo permaneceu estacionado em exposição no concessionário e não foi utilizado durante anos. Baudouin Lempereur o descobriu em 1997 e rapidamente o comprou, mas raramente o conduziu, o que justifica sua baixa quilometragem. Quando foi adquirido por Lempereur, o carro estava terminado em branco, mas ele decidiu agregar as faixas azuis e cinzas originais à carroceria.
No interior há bancos Recaro, instrumentos tradicionais com letras brancas sobre fundo preto, um rádio Ford e um volante pequeno de três raios. O carro ainda conserva uma caixa de ferramentas original localizada no porta-malas dianteiro e a coluna de direção foi modificada para adaptar-se à altura de Lempereur.
No entanto, uma de suas principais características e que o torna especial é que se trata de uma versão ‘S’. Este nome não oficial foi dado a uma série de apenas 20 unidades construídas sob pedido do Canadá e que contava com um equipamento especial. O cliente canadense queria que o Ford RS200 fosse apto para o seu uso em estrada e, portanto, foi equipado com um sistema de aquecimento mais potente. As vinte unidades foram vendidas diretamente pela Ford Motorsport e se diz que todas ofereciam um extra de potência (não se especifica uma cifra exata).
O Ford RS200 foi desenvolvido para competir no Campeonato do Mundo de Rallys. Sua estrutura monocasco utilizou soluções e materiais avançados, como a fibra de vidro e a fibra de carbono. Localizado em posição central, um motor turbo de 4 cilindros em linha e 1.8 litros que desenvolvia 250 cv na versão de rua e até 450 cv na de competição.
Este Ford RS200 de 1991 encontra-se em um estado de conservação exemplar, sem danos aparentes nem sinais de desgaste. Destaca-se por sua baixa quilometragem (apenas 7.130 quilômetros) e por ter pertencido a uma coleção privada durante os últimos 25 anos. A Artcurial acaba de vender este exemplar em Paris por 248.000 euros.