ESTE HONDA CIVIC TYPE-R EP3 DE 2002 ESTÁ À VENDA COM APENAS 31.000 KM RODADOS

O Honda Civic Type-R é um dos hot-hatch com maior trajetória no mercado. É também uma das referências do seu segmento e já chegou a ser o rei dos compactos de tração dianteira no traçado de Nürburgring. Mas não só as últimas duas gerações são importantes, também alguns de seus antepassados merecem destaque, como este Honda Civic Type-R EP3 de 2002 que está à venda com apenas 31.000 quilômetros.
A fato é que encontrar um Honda Civic com quase duas décadas e uma quilometragem tão baixa é uma tarefa quase impossível. Na verdade, o Civic é famoso por sua confiabilidade e fácil manutenção, de modo que são veículos que, inclusive em sua versão mais esportiva, costumam acumular bastante quilometragem em seu marcador.
Esta unidade em particular foi adquirida nova em 2002 e está terminada em preto metalizado sobre um interior de tecido preto e Alcantara com costuras em vermelho. Equipa rodas de 17 polegadas originais, retrovisores elétricos, vidros escurecidos, assistência de frenagem, vidros elétricos dianteiros, ar-condicionado e fecho centralizado com comando à distância.
Porém o mais interessante é o que se esconde debaixo do capô. O Civic Type-R EP3 conta com o motor 2.0 i-VTEC (K20) de 4 cilindros e aspiração natural. O propulsor gera 200 cv a 7.400 rpm e 196 Nm de torque máximo a 5.900 rpm. O motor estira até as 8.200 rpm e está acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades que envia a força ao eixo dianteiro. Segundo a Honda, acelera de 0 a 100 km/h em 6.7 segundos e registra uma velocidade máxima de 235 km/h.
A nível estético é bastante discreto. Diferencia-se por para-choques específicos, saias laterais, uma dupla saída de escape traseira e um spoiler de teto. Também pelas rodas de 17 polegadas, os logotipos da Honda na cor vermelho e as insígnias Type-R estrategicamente distribuídas. Dentro, um par de bancos esportivos com apoios de cabeça integrados e logos Type-R bordados, um volante esportivo, um quadro de instrumentos com fundo branco, uma empunhadura de metal, tapetes específicos e uma placa numerada no console central são as principais mudanças com relação a uma versão padrão.
Este Honda Civic Type-R EP3 de 2002 está à venda no especialista holandês Premium Classics. Acumula 31.233 quilômetros rodados em quase duas décadas e “está em perfeitas condições”. O vendedor assegura que “é muito raro de encontrar na Europa com estas especificações”. Supomos que essa exclusividade é a que trata de justificar os 29.950 euros que pedem por ele.