ESTE LANCIA BETA MONTECARLO TURBO DE 1979 ESTÁ À VENDA NOS ESTADOS UNIDOS

Existem os carros de corrida e os Lancia clássicos de competição. A marca italiana é a responsável por carros como o Delta, o Stratos e o Beta Montecarlo. Precisamente este último é o destaque nesta ocasião, em sua versão de corridas. O especialista americano em veículos de competição Canepa, acaba de colocar à venda este Lancia Beta Montecarlo Turbo de 1979.
Com o número de chassi 1003, este Beta Montecarlo Turbo é a terceira unidade das únicas onze fabricadas pela Lancia Corse entre 1979 e 1981. O carro foi criado para competir no Campeonato Mundial de Marcas da FIA e tem um grande histórico que respalda sua atuação. Esta unidade em particular foi usada pela primeira vez em 1979 para sua participação no Giro de Itália.
No comando do Beta Montecarlo Turbo 1003 estavam Riccardo Patrese e Markku Alen. Ambos terminaram a poucos segundos de outro Beta Montecarlo Turbo, desta vez pilotado por Gilles Villeneuve e Walter Röhrl. No entanto, ambos os Lancia foram desclassificados por utilizar a Autostrada (rodovia italiana). E em 1980, o Montecarlo Turbo voltou a terminar em segundo atrás de seu carro irmão em Brands Hatch, mas desta vez o resultado foi mantido.
O carro foi aposentado das competições após estes dois resultados para dar lugar a um novo lote de veículos para a temporada de 1980, mas continuou na ativa como um carro de corridas privado em 1981 e 1982. A Lancia venceu o Campeonato Mundial em 1979 na categoria de 2.0 litros, assim como o Campeonato Mundial na categoria geral em 1980 e 1981. O Lancia Beta Montecarlo Turbo que atualmente está à venda, contribuiu com seus pontos para conseguir as vitórias.
O Beta participou nos 1.000 km de Monza, nas 6 Horas de Vallelunga e Mugello, e nas 24 Horas de Daytona. Com este histórico, o carro foi vendido pela Lancia a uma equipe privada para participar principalmente em eventos nacionais na Itália. Nos anos posteriores mudou de mãos em diversas ocasiões e participou em diferentes corridas e eventos clássicos. Desde 1993 esteve devidamente armazenado e pertenceu a um mesmo proprietário até agosto de 2016.
Este Lancia Beta Montecarlo Turbo de 1979 está equipado com um motor turbo de 4 cilindros e 1.4 litros. O propulsor desenvolve entre 370 e 420 cv de potência em função da pressão do sopro do turbo compressor. Tem um peso de apenas 755 kg no seco e equipa rodas de bloqueio central com pneus slick Pirelli. Está terminado com a decoração característica da Martini da época. Quem tiver interesse em adquiri-lo basta entrar em contato com o pessoal da Canepa.