ESTE PORSCHE 993 CUP 3.8 RSR DE 1997 ESTÁ À VENDA NOS ESTADOS UNIDOS

A história do Porsche 911 é contada por uma infinidade de versões, edições especiais e modelos de produção limitada. São mais de quase seis décadas de evolução desde que foi lançada a primeira geração (conhecida inicialmente como 901) em 1963. Hoje falamos de uma destas edições limitadas criadas sobre a base do 993. Concretamente, deste Porsche 993 Cup 3.8 RSR de 1997 que acaba de sair à venda.
Sua produção limitou-se a somente 45 exemplares que foram fabricados entre 1996 e 1998. No ano intermediário, ao qual pertence esta unidade, foram montados 29 carros. De acordo com o número do chassi, o departamento de competição de Weissach montou esta edição especial para ajudar as equipes de clientes da Porsche a competir em corridas da IMSA americana e de turismos europeu e internacionais.
O 993 Cup 3.8 RSR foi projetado para participar em eventos como as 24 Horas de Daytona, Spa e Le Mans. Os clientes podiam escolher entre três motores distintos, todos eles de 3.8 litros, mas ajustados segundo especificações diferentes. O veículo era baseado no 993 Carrera 2, ao qual foi soldado um santoantonio completo ao chassi. Contava também com um capô de alumínio, reforços de chassi, uma suspensão independente, um splitter dianteiro e um aerofólio traseiro ajustável.
A suspensão Bilstein ajustável em duas vias, os para-lamas parafusados aos originais, freios dianteiros de maior tamanho e uma barra de segurança dianteira ajustável pelo condutor, completavam seu equipamento de corridas. Debaixo do capô traseiro, o motor boxer M64/75 de 6 cilindros e 3.8 litros era o encarregado de fornecer energia. Concretamente, alcançava os 350 cv a 7.000 rpm e contava com uma transmissão manual de 6 velocidades exclusiva do RSR.
Este chassi foi construído no dia 7 de março de 1997 e equipado com um motor configurado para as corridas de resistência. Opcionalmente foi instalado um tanque de combustível de 100 litros e freios dianteiros com discos de 380 mm. Dez dias depois de sua montagem, o carro foi enviado ao Japão, onde o esperava seu primeiro proprietário.
Embora inicialmente fosse competir no Campeonato Nacional Zen Nihon GT Senshuken, uma mudança de prioridades impediu que o RSR acabasse nos circuitos japoneses. Assim, seu uso limitou-se a eventos do Porsche Clube do Japão em Suzuka e Fuji. Após 20 anos de propriedade, o Porsche 993 Cup 3.8 RSR de 1997 mudou de mãos e acabou em uma coleção britânica. Também não competiu no Reino Unido, embora tenha sido registrado para um uso em estrada.
Em junho de 2019, o 993 Cup 3.8 RSR mudou pela última vez de proprietário, que o importou à Miami (Florida, Estados Unidos). Foi submetido a um completo serviço de manutenção e regulagem. Agora, o carro está à venda pelo especialista em carros clássicos e de competição Canepa, na Califórnia.
Tanto sua pintura exterior Glacier White como as rodas de magnésio e o interior com bancos Recaro e cintos Sabelt de seis pontos são os originais. Este Porsche 993 Cup 3.8 RSR de 1997 rodou apenas 6.568 quilômetros no último quarto de século e agora busca aquele que será seu quarto proprietário. Não foi especificado o preço de venda.