FAZEDORES DE HISTÓRIA E QUEBRADORES DE RECORDES: UNINDO O QUARTETO DE CARROS DOS RECORDES MUNDIAIS DA BUGATTI PELA PRIMEIRA VEZ
453.91 km/h é o novo recorde mundial de velocidade máxima para um carro conversível. Alcançado nas instalações da ATP Automotive Testing Papenburg GmbH, Alemanha, no dia 9 de novembro - um dia agora imortalizado na história da Bugatti e na história do mundo automotivo. No final da sua incrível corrida, o único W16 Mistral World Record Car regressou à dedicada equipe que o tornou possível, revelando a história que fizeram juntos. Mas antes que o dia marcante terminasse, o W16 Mistral regressou à pista - juntando-se aos seus três antepassados ??que estabeleceram recordes mundiais num momento icônico na história da Bugatti.
Juntos, os quatro carros representam a mais pura essência da inovação - mostrando não apenas a evolução das máquinas Bugatti, mas também os limites crescentes das possibilidades de engenharia e um domínio cada vez maior do desempenho absoluto. A edição do recorde mundial Veyron 16.4 Super Sport; Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse World Record Edition; Chiron Super Sport 300 Plus; e agora o W16 Mistral World Record Car - todos desempenharam um papel único na conquista do seu lugar e do incomparável legado da Bugatti na história do automóvel.
Com base numa bela e intrincada história de elegância e graça incomparáveis ??que remonta ao início do século XX, a Bugatti iria entrar num novo mundo - um mundo definido por uma busca de desempenho que conquistasse recordes. É uma história que começou na virada da década, em junho de 2010, com uma conquista que redefiniu a percepção mundial da velocidade.
Reescrevendo o livro de regras para carros de produção de estrada
Num dia ensolarado no campo de testes de Ehra-Lessien, na Alemanha, o palco estava montado para o Veyron 16.4 Super Sport World Record Edition inaugurar uma nova década de criação da Bugatti com uma declaração de intenções incomparável.
Para o primeiro Bugatti Pilote Officiel, Pierre-Henri Raphanel, foi um dia para aproveitar a sua rica experiência em esportes motorizados e condução de alto desempenho - assumindo os controles de um veículo único imbuído da potência de uma versão modificada de 1.200 cv do Veyron com motor W16. Apresentando quatro turbocompressores melhorados e intercoolers maiores, o Veyron 16.4 Super Sport viu o chassi do Veyron também redesenhado de forma abrangente - preparado para cimentar o seu impacto no mundo automobilístico.
A importante conquista dos engenheiros líderes mundiais da Bugatti ficou clara com a corrida incrivelmente rápida de Pierre-Henri, que quebrou o recorde mundial, na qual atingiu uma velocidade sem precedentes de 431.07 km/h. Foi uma conquista honrada ao conceder aos cinco primeiros Super Sports de produção a sua própria série especial - as World Record Editions - apresentando a mesma configuração do veículo recordista e permitindo aos clientes da Bugatti experimentar o espírito de esforço que os criou.
Abrindo um novo mundo de possibilidades
Esses recordes de velocidade máxima não eram para ser apenas com veículos de cabine fechada. Mantendo-se fiel ao seu espírito de invenção intransigente, em 2013 a Bugatti transformou a sua requintada experiência em engenharia nos veículos conversíveis. Baseado na plataforma Veyron Super Sport, o resultado foi o Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse World Record Edition. O empresário chinês e apaixonado piloto de corridas, Anthony Liu, levaria a máquina de tirar o fôlego aos terrenos sagrados de Ehra-Lessien - com a firme determinação de mostrar até que ponto a engenharia magistral poderia levar uma experiência de condução elementar.
As imensas forças físicas do desempenho ao ar livre exigiram um design meticulosamente selecionado para combinar. Com o cockpit aberto aos elementos, um monocoque de carbono reforçado foi criado para proporcionar uma rigidez torcional suprema, enquanto um spoiler de teto personalizado e um quebra-vento primorosamente concebido garantiram uma gestão ideal do fluxo de ar em alta velocidade.
Os frutos da paixão e dedicação dos engenheiros de Molsheim apareceram em Ehra-Lessien, com Anthony atingindo 408.84 km/h - e estabelecendo outro recorde mundial para a marca. À medida que o reino da engenharia automotiva de cockpit aberto foi conquistado, foram criados oito veículos World Record Edition, resplandecentes na pintura de dois tons preta e laranja que se tornou um símbolo reverenciado dos recordes mundiais da Bugatti.
Levando a velocidade máxima às alturas
Como a Bugatti estabeleceu uma história inimitável de conquistas de recordes mundiais, no verão de 2019, iria levar o desempenho automotivo a um nível que tinha sido amplamente considerado impossível.
O Chiron Super Sport 300 Plus foi a máquina que foi cuidadosamente projetada para realizar esse imenso feito. O motor quad-turbo de 8.0 litros e 1.600 cv, equipado com um sistema de gerenciamento térmico aprimorado, representou o epítome da icônica obra-prima W16 da Bugatti. A carroceria estendida ‘longtail’, feita sob medida para o modelo, garantiu maior eficiência aerodinâmica, reduzindo o estol aerodinâmico em 40%.
Projetado com perfeição e preparado para redefinir as percepções do esforço humano, nas mãos do Bugatti Pilote Officiel Andy Wallace o carro surpreendeu o mundo automotivo. Pela primeira vez na história, um carro de produção em série quebrou a barreira dos 300 mph - alcançando oficialmente a monumental velocidade de 490.48 km/h.
30 unidades da edição Chiron Super Sport 300 Plus cimentam o legado de um carro que permanecerá nos anais da história automotiva por toda a eternidade. Com acabamento em fibra de carbono exposta Jet Black com duas listras de corrida Jet Orange em toda a extensão da máquina, o espírito dos Carros Recordistas Mundiais continuou - no auge de uma nova década de inovação da Bugatti.
Criando um mestre do ar que bateu recordes
Apesar da magnitude das conquistas dos três Carros Recordistas Mundiais, a equipe Bugatti não parou em sua busca por uma velocidade incomparável. À medida que os ventos da mudança sopravam na história do motor W16, ele foi levado à obra-prima final do Bugatti W16: o W16 Mistral conversível.
Nomeado em homenagem a um vento único no sul da França que anuncia a mudança das estações, é um veículo que foi criado para homenagear o legado dos modelos W16 da Bugatti. Assim como o fenômeno natural, a sua existência evoca sensações avassaladoras de aventura, admiração, nostalgia e antecipação pelo que está por vir. Ao homenagear seus antepassados ??e ao buscar traçar novos recordes, o W16 Mistral World Record Car foi criado para completar o quarteto de inovação máxima da Bugatti - gravando outro quebra-recorde mundial conversível na história da Bugatti.
Desde a icônica grade em forma de ferradura Bugatti na frente do W16 Mistral, até ao imenso difusor na parte traseira, o ar corre através de características intrincadamente concebidas para aproveitar a sua potência. Combinado com os poderosos 1.600 cv do motor de 8.0 litros e 16 cilindros, o objetivo do veículo é cortar o ar sem problemas, ao mesmo tempo que proporciona uma experiência de condução com a capota aberta verdadeiramente elementar.
Tal era a complexidade do design e da engenharia meticulosa do carro de produção em série, que o W16 Mistral World Record Car exigiu muito poucas modificações para seu funcionamento; com as lacunas do painel da carroceria mascaradas para otimizar o fluxo de ar, a suspensão configurada para menos resistência ao ar e o limitador de velocidade removido para liberar toda a potência do motor, o veículo estava pronto para fazer história.
Armado com otimizações mínimas de ajuste fino, o espírito dos World Record Cars correndo em suas veias e a experiência de Andy Wallace ao volante, o W16 Mistral World Record Car conduziu sua corrida de recorde mundial em Papenburg, no dia 9 de novembro. E com o cliente do carro único e a liderança sênior da Bugatti presente, Andy fez história da Bugatti e da indústria automotiva mais uma vez - superando amplamente o recorde mundial anterior de capota aberta com incríveis 453.91 km/h.