FCA ABRE A PORTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PICK-UP ELÉTRICA COM O EMBLEMA RAM

Ford e General Motors já estão trabalhando há algum tempo para dar vida às suas primeiras pick-ups elétricas de produção em série. São veículos que estão destinados a desempenhar um papel fundamental no processo de transição para a mobilidade elétrica dos Estados Unidos e Canadá. Nessa particular ‘corrida’ pela eletrificação deste tipo de veículos tão populares na América do Norte, a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) não quer ficar atrás.
Nesse momento a FCA pode contar em sua carteira com uma das pick-ups mais vendidas nos Estados Unidos. A marca RAM está obtendo cifras de vendas realmente boas. Tanto é o seu progresso que, se manter-se nesse ritmo, logo superará a Jeep e se tornará a verdadeira ‘locomotiva’ da FCA no mercado norte-americano. As vendas globais da RAM em 2019 alcançaram as 847.000 unidades, cerca de 17% a mais em relação ao ano anterior.
A RAM, assim como o resto das marcas que são referência dentro do mercado das pick-ups, deve adaptar-se aos novos tempos que correm. São tempos em que a eletrificação, conectividade e automatização são tecnologias protagonistas. Mike Manley, CEO da Fiat Chrysler Automobiles, realizou interessantes declarações sobre a possibilidade da chegada de uma pick-up elétrica da RAM.
O que está claro é que, se chegar ao mercado, o fará depois de seus principais concorrentes. As pick-ups elétricas da Ford e da GM já estão dando a volta na esquina. E tampouco devemos perder de vista a Tesla Cybertruck e a Rivian R1T. “A razão de não termos falado muito sobre pick-ups elétricas não é porque enxergamos esse mercado como inexistente. Sempre tivemos uma visão ligeiramente diferente dos tempos e taxas de adoção, particularmente nos Estados Unidos em termos de eletrificação total. Estamos muito comprometidos com nossa estratégia de eletrificação, da qual já revelamos muitos pontos”, comentou Manley.
A verdade é que estas declarações lembram às realizadas por Mary Barra, CEO da General Motors, que garantiu recentemente que a transição dos Estados Unidos para a mobilidade totalmente elétrica levará décadas. Tudo isso apesar do fato de que se trata de um dos principais mercados para o veículo elétrico. O CEO da FCA assegurou enfaticamente que não ficarão à margem: “Obviamente as pick-ups são uma franquia chave para nós, e não vamos ficar à margem se existe o perigo de que nossa posição se dilua no futuro”.
A próxima novidade que será introduzida pela RAM não terá nada a ver com a eletrificação. Trata-se da nova RAM Rebel TRX. Sua estreia está dando a volta na esquina e permitirá animar a linha por tratar-se de uma versão vitaminada da RAM 1500.