FERING PIONEER: UM 4X4 HÍBRIDO COM CARROCERIA DE TECIDO E COM 7.000 KM DE AUTONOMIA...

Se você é um novo fabricante independente que acaba de nascer, o que você mais quer é que o seu primeiro modelo dê muito o que falar. Que seja surpreendente por algum motivo. E parece que isso estava muito claro para a Fering, uma marca de crossovers que acaba de ser apresentada no Reino Unido. Uma empresa até agora desconhecida que aspira revolucionar este setor com o Fering Pioneer, uma pick-up 4x4 híbrida. E agora vem a melhor parte, com uma carroceria de tecido. E, em parte graças a isso, com 7.000 km de autonomia, entre o motor a combustão e o elétrico. Não, não é um erro de digitação.
Por trás deste projeto encontra-se um engenheiro chamado Ben Scott-Geddes, que ocupou diversos cargos de responsabilidade em empresas como Ferrari, McLaren e Caparo, mas que sempre havia sonhado em deixar sua impressão digital no mundo do off-road mais extremo. E a verdade é que, em muitos aspectos, o Pioneer é diferente de tudo que já vimos.
De cara suas medidas não são aquelas que se poderia esperar ao ver as imagens. A marca ainda não divulgou os dados exatos, mas deixou algumas pistas: é “mais curto que um Ford Mondeo Sportbreak” (4.87 m) e “menor em todas as dimensões que uma van de entregas típica”. Além disso, tem uma capacidade de carga de 1.500 kg, que é superior à de um Nissan Frontier, por exemplo, com seus 5.22 m de comprimento.
E pesa exatamente o mesmo: 1.500 kg (mais ou menos como um Ford Mondeo, seguindo a analogia). Isso graças à um chassi de alumínio e à sua carroceria. Desta só sabemos que é feita com um tecido resistente, parecido àquele que pode ser encontrado em boas botas de montanhismo. Embora imaginemos que seja tratado de alguma maneira para oferecer maior resistência. Para a empresa, este é o material perfeito para um off-roader, porque não amassa, e se romper pode ser substituído de maneira fácil e barata, além de contar com melhores propriedades isolantes que o metal.
Quanto à parte mecânica, o sistema híbrido conta com um motor de 3 cilindros de 800 cc que funciona com biodiesel que serve para alimentar dois motores elétricos, um em cada eixo, que são os que transmitem a potência às rodas (com um torque de 600 Nm). Também há uma pequena bateria que proporciona 80 km de autonomia, mas o impressionante é a cifra combinada. De acordo com a marca, o Fering Pioneer será capaz de oferecer 7.000 km entre carga e carga de seus tanques especiais de longo alcance.
As rodas de 22.5 polegadas que podem ser calçadas com pneus de caminhão falam por si só das capacidades off-road que terá este peculiar veículo. E como se pode apreciar pelas fotos, já existe um protótipo que está em fase de testes. Mas está mais próximo de chegar à fase de produção do que poderíamos supor. A Fering assegura que começará a fabricá-los em série no primeiro semestre de 2022. Aliás, mais uma curiosidade: a bandeira britânica que aparece na parte traseira não é patriotismo vazio. As linhas são traçadas por barras de alumínio que aportam rigidez ao painel.