FINALMENTE SURGE O PROTÓTIPO DO MERCEDES-BENZ X CLASS
Desde que começaram a surgir os rumores sobre uma inédita pick-up da Mercedes-Benz, imediatamente começaram a surgir também uma série de especulações de como seria sua plataforma. Mais tarde soubemos que a marca alemã utilizaria a arquitetura do Nissan Navara NP300, que também é utilizada pelo Renault Alaskan.
Agora finalmente a espera terminou e a marca de Stuttgart apresentou hoje oficialmente o novo Mercedes-Benz X Class, inicialmente sob o formato de um protótipo. Trata-se de um modelo que será destinado aos mercados da Europa, Austrália, África do Sul e América Latina, cuja produção será concentrada na Argentina e na Espanha.
Para nossa surpresa, a Merecedes-Benz não apresentou um, mas dois protótipos, como um adiantamento do que em pouco tempo conheceremos como Mercedes-Benz X Class . Cada um deles representa um formato diferente, um deles de caráter esportivo e o outro com um estilo mais requintado. Denominam-se Explorer e Adventurer, sendo possivelmente o primeiro deles que nos antecipa de forma mais precisa o modelo de produção.
O Mercedes-Benz X Class contará com tração traseira de série, enquanto que o sistema de tração nas quatro rodas será oferecido de forma opcional. A oferta de motores incluirá versões a gasolina e diesel, embora por enquanto o fabricante alemão não tenha dado mais detalhes.
Os protótipos equipam um motor diesel V6, o qual se espera que se situe no topo da linha. O Mercedes-Benz X Class V6 AWD terá uma capacidade de carga de 1,1 toneladas e uma capacidade de reboque de até 3,5 toneladas.
As unidades com o sistema de tração total 4Matic, serão combinadas com uma transmissão automática e dois bloqueios de diferencial, tanto central como traseiro, enquanto que a suspensão no trem traseiro será multibraço de série em todas as versões.
Em relação ao interior, o habitáculo se apresenta com um aspecto impecável, onde sobram os detalhes de qualidade. Alguns pontos chave de seu estilo foram tomados de outros modelos da marca, incluindo as saídas de ar com formato circular e o sistema de infotainment com tela táctil central com formato do tipo tablet.
As unidades destinadas ao mercado europeu serão produzidas na planta de Barcelona (Espanha) e o início de sua comercialização está previsto para o final de 2017. Os mercados latino-americanos receberão suas unidades da planta de Córdoba, na Argentina, com a chegada ao mercado prevista para 2018.