FORCE CITILINE: UM ENORME SUV INDIANO COM 10 LUGARES E UM ASPECTO QUE LEMBRA O G CLASS
Em todo o mundo o apogeu dos modelos SUV é indiscutível. Eles são de diversos tamanhos e configurações, mas nenhum é como o Force Citiline de origem indiana que aparece nas imagens, que é realmente curioso.
Com 5.12 metros de comprimento e 3.05 metros de distância entre os eixos, trata-se de um SUV de grandes dimensões, com um perfil alongado e um aspecto que lembra irremediavelmente o Mercedes-Benz G Class, sobretudo na vista de perfil, embora a frente tenha pouco a ver com a do modelo alemão.
A característica mais chamativa do Force Citiline é que o seu interior oferece quatro filas de bancos e 10 lugares, em configuração 2 3 2 3, o que significa que há espaço suficiente para transportar uma equipe completa de beisebol mais o treinador, embora não fique nada de espaço para a bagagem.
O acesso ao habitáculo é realizado através de quatro portas de tamanho convencional, de modo que não deve ser muito cômodo entrar e sair, embora a segunda fila de bancos possas ser rebatida (60:40) e a terceira fila tenha apenas dois assentos e um corredor intermediário para facilitar o acesso à quarta fila.
Na verdade, o Force Citiline não é novo, mas uma versão dos Force Motors Trax Toofan e Trax Cruiser, cuja plataforma data dos anos 90, com um chassi de longarinas e travessas, e uma suspensão dianteira com barra de torção e uma traseira com feixes de molas em vez de molas convencionais.
Surpreendentemente, tanto o Trax Troofan como o Trax Cruiser têm ainda mais capacidade para passageiros em seu interior, com 11 e 13 lugares respectivamente, embora neste caso os ocupantes traseiros não viajem no sentido da marcha, mas em bancos laterais e virados para frente.
Os três modelos da Force Motors têm um aspecto similar, com formas quadradas claramente ‘inspiradas’ no mítico G Class, embora sua tecnologia fique longe do modelo da marca alemã. De fato, o equipamento é bastante básico, mas pelo menos conta com ar-condicionado, com uma unidade separada para os ocupantes traseiros.
Provavelmente a única coisa em comum destes três carros com o G Class é que o seu motor também é fabricado pela Mercedes-Benz, embora se trate de um velho bloco diesel de 2.6 litros e 4 cilindros, que alcança 91 cv de potência e 250 Nm de torque máximo, acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades.
O preço do Force Citiline na Índia é de 1.5 milhões de rúpias, ou seja, algo como 91.400 reais ao câmbio de hoje, de modo que pelo espaço que oferece, é uma verdadeira pechincha.
Para aqueles clientes que buscam um crossover um pouco mais capaz, mas com menor capacidade, a marca oferece também o Force Gurkha, um veículo que já falamos em outras ocasiões.