FORCE TRAX CRUISER & TOOFAN: DOIS CROSSOVERS INDIANOS COM ATÉ 12 LUGARES
Em agosto do ano passado mostramos aqui o Force Gurkha, um crossover fabricado pela Force Motors que nada mais era que uma cópia descarada do Mercedes-Benz G Class.
Hoje, chega a vez de outro modelo desse fabricante indiano, da mesma maneira chamativo, porém com mais capacidade. Falamos do Trax Cruiser, que também conta com outra versão denominada Trax Toofan. Dois crossovers, de perfil retilíneo, com chassis de longarinas e múltiplas configurações interiores para o transporte de pessoas.
Embora por aqui nunca tenhamos ouvido falar, na Índia é um modelo muito conhecido e demandado, principalmente para o transporte de pessoas. Assim como aponta o fabricante, a última geração recebeu uma atualização tanto estética como mecânica.
A carroceria agora dispõe de uma parte frontal com novos faróis, que podem ser quadrados ou circulares, de acordo com a versão escolhida. A grade exibe o emblema do fabricante no centro e o para-choque integrado acomoda os faróis antineblina abaixo dos faróis principais. Na traseira, o design é mais convencional, com lanternas verticais, tampa de abertura lateral e roda de estepe com cobertura rígida sobre essa tampa.
Com relação à motorização, a Force Motors afirma que é nova. Concretamente, trata-se de um bloco turbodiesel de 4 cilindros, com tecnologia common rail, 2.6 litros e 90 cv de potência. Isso mesmo, 90 cv a 3.200 rpm e um torque máximo de 250 Nm entre 1.400 e 2.400 rpm. De acordo com a marca, o motor conta com tecnologia de origem Mercedes-Benz.
A transmissão é manual de 5 velocidades e se encarrega de repartir a força do motor entre as quatro rodas, através de um sistema de tração integral permanente. Quanto às suspensões, o eixo dianteiro conta com amortecedores independentes, enquanto que na traseira dispõe de um eixo rígido e feixes de molas.
Em termos de dimensões, o Trax Cruiser mede 5.12 metros de comprimento por 2.02 metros de largura. A distância entre os eixos é de 3.05 metros e seu peso máximo alcança os 3.140 quilos. A sua configuração interior pode variar entre 9 e 12 lugares.
Em matéria de segurança, o modelo indiano conta com sistema ABS e distribuição eletrônica de frenagem EBD. Os freios dianteiros dispõem de discos, enquanto que os traseiros recorrem a tambores.
No que diz respeito ao interior, como podemos imaginar, não está à altura dos produtos que são comercializados no Ocidente, pelo fato de utilizar muitos elementos plásticos. As versões mais equipadas podem dispor de uma tela digital para o sistema de infotainment, assim como elementos de conforto como o ar-condicionado.
Na Índia o Force Trax Cruiser tem um preço de partida equivalente a 73.000 reais.