FORD ANUNCIA O PROJETO T3, PICK-UP ELÉTRICA DE SEGUNDA GERAÇÃO QUE SERÁ PRODUZIDA EM NOVA MEGAFÁBRICA
A Ford anunciou o lançamento de uma pick-up elétrica totalmente nova em 2025, de segunda geração, ainda conhecida apenas como Projeto T3. Ela será produzida na megafábrica de veículos e baterias BlueOval City, em construção no Tennessee, nos EUA, com capacidade para 500.000 unidades/ano - veja o vídeo abaixo. A Ford e a parceira SK On estão investindo 5.6 bilhões de dólares no projeto, que é considerado o início de uma nova era na indústria.
“A BlueOval City é um modelo para o futuro elétrico da Ford em todo o mundo”, disse Bill Ford, presidente do Conselho da Ford. “Vamos produzir veículos elétricos revolucionários em uma planta avançada que trabalha em harmonia com o planeta, combinando crescimento e inovação nos negócios com progresso ambiental”.
A BlueOval City foi projetada para ser o primeiro complexo de produção de veículos e baterias com carbono neutro da Ford. A meta da empresa é ter todas as suas fábricas no mundo abastecidas com eletricidade renovável e livre de carbono até 2035.
“O Projeto T3 é uma oportunidade única de revolucionar as pick-ups na América. Estamos unindo a experiência de 100 anos da Ford em pick-ups com o que há de melhor em veículos elétricos, software e aerodinâmica. É uma plataforma ilimitada em termos de capacidade e inovação”, diz Jim Farley, presidente e CEO da Ford.
“O seu processo de fabricação será igualmente inovador, com simplicidade radical, custo eficiente e tecnologias que farão da BlueOval City o equivalente moderno da fábrica Rouge de Henry Ford. Uma fábrica do futuro que pessoas de todo o mundo vão querer visitar”.
A BlueOval City faz parte do plano da Ford de aumentar a produção de veículos elétricos para 2 milhões de unidades/ano em todo o mundo até o final de 2026 e torná-los mais acessíveis para os clientes.
Nova era na indústria
Com a F-150 Lightning, a Ford mudou as expectativas das pessoas sobre a capacidade, o prazer de dirigir e a produtividade das pick-ups elétricas. O Projeto T3 tem como meta reinventar e expandir ainda mais a franquia de pick-ups da marca.
A Ford está desenvolvendo sua pick-up elétrica de segunda geração junto com a nova fábrica, o que traz um padrão inédito de eficiência - com uma área de montagem 30% menor que as plantas tradicionais e maior capacidade de produção.
Ao mesmo tempo, a marca conseguiu reduzir a complexidade do trabalho dos times do Projeto T3, comparado aos programas anteriores, para entregar o desempenho e inovação que os clientes esperam das suas pick-ups.
Projeto T3 é uma abreviação de ‘Trust The Truck’ (‘Confie na Pick-up’) - grito de guerra do time de desenvolvimento que acabou sendo adotado como nome. A linha mestra da equipe foi criar uma pick-up em que as pessoas pudessem confiar na era digital - totalmente atualizável, em constante aprimoramento e capaz de rebocar, transportar e fornecer energia, com infinitas inovações desejadas pelos clientes.
A fábrica será abastecida com eletricidade livre de carbono desde a inauguração. Pela primeira vez em 120 anos, a Ford também vai usar energia recuperada das instalações e do sistema geotérmico para aquecer a fábrica sem geração de carbono - economizando cerca de 8.5 milhões de metros cúbicos de gás natural por ano.
O novo sistema de utilidades do complexo vai economizar cerca de 190 milhões de litros de água por ano reduzindo a evaporação das torres de resfriamento. Além de gerar zero resíduo para aterro sanitário, ele não usará água potável nos processos e haverá um sistema de captação de águas pluviais.
O complexo de 3.600 acres inclui uma fábrica de baterias BlueOval SK totalmente integrada. Ela vai produzir células e baterias que serão entregues diretamente na linha de montagem, em menos de 30 minutos.
A BlueOval City terá também um parque de fornecedores e um centro de modificação capaz de instalar acessórios muito usados nas pick-ups Ford - como revestimento de caçamba do tipo spray-in aplicado por robôs e caixas de ferramentas - antes da entrega para as revendas e clientes.