FORD APRESENTA NO SALÃO DE ESSEN NOVOS COMPONENTES DE DESEMPENHO

A nova linha de componentes da Ford foi desenvolvida em cooperação com alguns especialistas como Roush, Borla, KW e Remus, destacando-se o novo sistema ‘Ford Performance Drift Stick’, o primeiro freio de mão eletrônico inspirado em rallys e desenvolvido com a experiência de Ken Block, específico para o Focus RS.
As novas opções de personalização foram apresentadas na maior feira europeia de tuning, que é celebrada na Alemanha. Trata-se do Salão de Essen, onde a marca americana mostrou um total de 70 produtos de personalização e de aumento de rendimento, uma oferta que será ampliada em 2018 a mais modelos da linha Ford. Todos os componentes são testados nas instalações da marca na Bélgica e também no circuito de Nürburgring, na Alemanha, e incluem as seguintes opções:
- Novos amortecedores que oferecem uma redução de até 40 mm na altura da carroceria em relação ao solo, projetados para otimizar a dinâmica de condução. Estão disponíveis para o Ford Mustang e o Focus ST, podendo ajustar as fases de rebote e compressão em até 16 etapas.
- Rodas de liga leve Ford Performance Premium, que reduzem em 15 por cento o peso das massas não suspensas. Se apresentam pintadas com cores, com o logotipo da Ford Performance, com um desenho de 10 raios e medindo de 17 a 19 polegadas, dependendo se for Fiesta ST, Focus ST ou Focus RS.
- Especificamente para o Ford Mustang - em suas duas versões mecânicas disponíveis - a Borla projetou um sistema de escape de aço inoxidável de alto rendimento com ponteiras de escape com acabamento em preto cromado ou brilhantes.
Para o interior, são oferecidos diferentes desenhos de manetes do câmbio de seis velocidades do Ford Mustang, com uma forração que imita o couro e com detalhes de fibra de carbono.
Para aqueles clientes que queiram mais rendimento no esportivo americano em sua versão V8 de 5.0 litros, a Ford disponibiliza o kit de potência ‘Mustang GT Performance Calibration’. Está disponível em três etapas e aumenta o limite de rotações do motor até 7.500 rpm.
Além disso, os clientes também podem contar com um novo supercharger da Roush Performance que aumenta a potência máxima para além dos 600 cv, podendo ser montado tanto na versão manual como na automática.
Mas entre todos esses componentes, sem dúvida o que mais se destaca é o primeiro freio de mão eletrônico ‘Performance Drift Stick’. Foi concebido com base na experiência adquirida no mundo dos rallys com o Focus RS e aprovado por Ken Block.
O sistema conta com uma alavanca de alumínio entre o banco do condutor e a transmissão manual, que utiliza o sistema ‘Drift Mode’ desconectando o controle de estabilidade ESP para realizar derrapagens ao mais puro estilo de competição sem a necessidade de usar a embreagem, mas está projetado para um uso exclusivo em circuitos.
O sistema abre as embreagens do módulo traseiro do sistema de tração total do Focus RS e aplica uma pressão hidráulica de 180 bars bloqueando as rodas traseiras com o simples puxão da alavanca de alumínio. Dessa forma, a conexão direta aos sistemas eletrônicos responde imediatamente ao atuar sobre a alavanca.