FORD APRESENTA O MUSTANG GT3 NO VILLAGE DES CONSTRUCTEURS DE LE MANS
O veículo de corridas Ford Mustang GT3, baseado no novo Mustang Dark Horse 2024, foi apresentado ontem durante a celebração do centenário das 24 horas de Le Mans. O carro conta com uma nova aparência audaz e imponente, cortesia de Troy Lee, que é reconhecido como um dos principais designers do mundo dentro do esporte a motor. O lendário Mustang GT3 representa a primeira incursão deste icônico designer com os carros de corridas da Ford.
Com esta apresentação, a Ford ingressa oficialmente com o Mustang na categoria global FIA GT3. O triunfo mais recente da Ford nas 24 Horas de Le Mans foi em 2016 com o Ford GT.
“Ford e Le Mans estão unidos pela história. E agora estamos voltando à corrida mais emocionante, mais desafiadora e importante do mundo”, disse Jim Farley, Presidente e CEO da Ford Motor Company. “Já não é a Ford contra a Ferrari. É a Ford contra todos. Voltar a Le Mans é o começo da construção de um negócio global no automobilismo com o Mustang, assim como estamos fazendo com Bronco e Raptor no segmento off-road”.
Um novo início com um novo logotipo
A Ford também está apresentando a nova marca global Ford Performance, com um aspecto mais limpo e simplificado que agora será apresentado em todos os seus veículos de corridas.
Esta nova identidade expressiva e atraente ajudará a posicionar a Ford Performance como uma marca de estilo de vida destacada e uma mentalidade esportiva. A nova marca Ford Performance é mais fácil de ser integrada em vários ambientes e espaços, como carrocerias, acessórios, mercadoria e publicidade.
Confiança e trajetória formam uma equipe vencedora
A Ford Performance estendeu sua relação com dois de seus parceiros para a base deste projeto: Multimatic e M-Sport. A Multimatic, construtor do icônico Ford GT, que também participou no programa de corridas Ford GT, ajudará a construir o Mustang GT3, enquanto o parceiro do Campeonato Mundial de Rally e duas vezes ganhador do campeonato, a equipe da M-Sport, montará os motores V8 baseados no Coyote de 5.4 litros, desenvolvidos pela Ford Performance.
“Para um projeto como o Mustang GT3, recorremos a dois de nossos parceiros mais confiáveis no mundo do automobilismo para tornar realidade este projeto”, disse Mark Rushbrook, Diretor Global da Ford Performance Motorsports. “Sei que todos estaremos tão empolgados como os entusiastas da Ford quando o Mustang começar a competir nos níveis mais altos das corridas de GT em 2024”.
O Mustang GT3 conta com uma suspensão de braço curto e longo sob medida, transmissão transaxle montada na parte traseira, painéis de carroceria em fibra de carbono, assim como um pacote aerodinâmico único desenvolvido para cumprir com os objetivos da GT3.
Antes de que Ford regresse a Le Mans em 2024, o Mustang GT3 competirá em várias séries GT3 em todo o mundo.
O primeiro desafio será enfrentado pela equipe Proton Competition. Com sede em Ummendorf, na Alemanha, a Proton competirá com um par de veículos Mustang GT3 no FIA World Endurance Championship, a partir de 2024.
“Este é um programa muito importante e um momento emocionante para nossa organização”, disse Christian Ried, Diretor de equipe da Proton Competition. “O Mustang é uma grande marca e este é um passo importante para nossa equipe”.
A Ford Performance também apresentará um programa de corridas com dois Mustang GT3 na classe GTD Pro da IMSA. Isso será administrado pela Multimatic Motorsports e começará na Rolex 24 2024 em Daytona.