FORD APRESENTA O NOVO S-MAX

- A Ford revelou o novo S-Max que será mostrado ao público em Paris no início de outubro.
O monovolume de sete lugares, fabricado a partir da mesma plataforma (CD4) do mais recente Mondeo e do futuro SUV Edge e do substituto do Galaxy, segue a mesma orientação das mais recentes versões do Focus e do Fiesta.
Trata-se da versão de produção do concept exibido há precisamente um ano no Salão de Frankfurt. As principais alterações em relação ao modelo que é comercializado atualmente são a grade do radiador cromada de formato trapezoidal e faróis rasgados. Ainda um difusor traseiro integrado nas ponteiras de escape e rodas de 19 polegadas opcionais.
Novidade também é o sistema de rebatimento total da segunda e terceira fila de bancos (de forma a criar uma superfície totalmente plana ao nível do porta-malas), teto panorâmico e o sistema de abertura mãos livres da tampa traseira (tecnologia estreada no Kuga).
Além disso, destaque para os novos airbags na traseira, ajuste eletrônico na coluna da direção ZF – que adapta a assistência da direção à velocidade, possibilitando um comportamento direto e preciso da direção em velocidades mais elevadas -, além dos bancos dianteiros aquecidos e com massagem. Os passageiros dos bancos traseiros têm saídas específicas para o ar condicionado.
O interior conta com um painel de instrumentos totalmente digital, uma tela tátil de 8 polegadas e o sistema de infotainment Sync2. O freio de mão elétrico é de série.
Em termos de motores, destaque para o diesel 2.0 TDCi com 118, 148 e 177 cv, acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades ou nas duas versões mais potentes com possibilidade de caixa de dupla embreagem Powershift.
As novidades deverão ser o 1.5 Ecoboost com 158 cv e o 2.0 Ecoboost com 237 cv com transmissão automática Durashift. Pela primeira vez, o S-Max terá versões de tração integral.
Em termos de tecnologia destaque para o novo sistema de estacionamento automático, para os sistemas de auxílio ao ângulo morto, de aviso de transposição de faixa e frenagem automática até 180 km/h.
Em relação ao S-Max anterior, destaque para a redefinição da suspensão dianteira de tipo MacPherson e para a nova suspensão traseira multibraços. No final de 2015 deverá ser lançada uma versão topo de linha Vignale deste monovolume.