FORD APRESENTA SUA NOVA GERAÇÃO DE PROTÓTIPOS DE CARROS AUTÔNOMOS

Há cerca de três anos a Ford iniciava os testes de condução autônoma com dez unidades do Fusion Hybrid. Na próxima edição do CES, que será realizada de 5 a 8 de janeiro em Las Vegas e também no Salão de Detroit poucos dias depois, a marca de Dearborn apresentará uma nova geração de protótipos equipada com um hardware atualizado.
De acordo com a Ford, esses modelos serão equipados com controles eletrônicos próximos daqueles que chegarão à produção em 2021 em regime de transporte de passageiros, para concorrer com o Uber, e em 2025 para o público em geral.
Os ajustes foram efetuados no nível da tecnologia de sensores, que permitem analisar melhor o que circunda o carro. Há também novos sensores LiDAR, que além de um novo design são equipados com uma visão mais panorâmica, de até 549 metros de distância, recolhendo mais informação e passando a ser colocados nos pilares dianteiros em vez do teto.
O grande salto em relação aos antecessores está em seu sistema de condução virtual, a caminho de uma condução totalmente autônoma. Para alcançar esse objetivo, esses Fusion Hybrid de testes incluem também um novo sistema de algoritmos para localização e planejamento do percurso, visão por computador e inteligência artificial, mapas detalhados em 3D, entre outras evoluções, que se juntam aos radares, sensores e câmeras. De acordo com a marca, este novo sistema permite ler o ambiente circundante, tomar decisões e controlar o carro. Os computadores são capazes de gerar 1 terabyte de dados por hora.
Por enquanto, os carros ainda têm pedais e volante. Mas o objetivo é que os carros do serviço de transporte de passageiros já não tenham. Os modelos ‘autônomos’ continuarão em testes nos estados americanos da Califórnia, Arizona e Michigan.