FORD ATRASA O LANÇAMENTO DO PRÓXIMO FOCUS RS ATÉ 2022

O novo Ford Focus RS irá atrasar a sua chegada. Estava previsto para 2020, mas os técnicos que se encontram no projeto desta versão mais esportiva e extrema do novo compacto apontam que ele não chegará pelo menos até 2022. Necessitam de mais tempo para encontrar uma fórmula mecânica adequada, que passa obrigatoriamente pela hibridação.
A tradição e esforço de superação das divisões esportivas das marcas sugerem pensar que podem com qualquer projeto e nada resiste a elas. É verdade, mas também há ocasiões que as missões se complicam e parece que é o que está acontecendo com os engenheiros especialistas da Ford Performance com a nova geração do Focus RS.
Previsto que fosse revelado neste ano de 2020, parece que a equipe encarregada do projeto pediu um tempo maior. Pelo menos dois anos a mais se não se estender um pouco além, de modo que no mínimo até 2022 não veremos o novo Focus RS nas estradas. O problema está no motor: hoje não há qualquer configuração que alcance os 400 cv de potência máxima requerida e ao mesmo tempo cumpra com as normas de emissões.
Tendo em conta que o modelo da geração anterior usou um motor turbo de 2.3 litros com 350 cv, muitos consideravam que a tecnologia de 48 volts fosse suficiente para alcançar a potência restante e cumprir com os padrões de emissões, mas os testes realizados pela Ford mostraram o contrário. A solução está em um modelo híbrido, mas sem saber ainda se será com a configuração mais básica e se será plug-in ou não.
Há quem aposte em utilizar o powertrain do Kuga PHEV, que rende uma potência conjunta de 225 cv, de modo que os 175 cv restantes terão que sair de algum lugar, uma cifra muito elevada para um só motor instalado no eixo traseiro. A outra opção seria utilizar a configuração atual e somar um motor elétrico no eixo traseiro, dispondo de tração total e alcançando os 400 cv. Inclusive, esta permite ‘desinflar’ um pouco o motor a gasolina.
Os técnicos da Ford estiveram a ponto de cancelar o projeto do topo da linha Focus por não encontrar a solução adequada, mas ele foi confirmado e garantido por Raj Nair, um dos chefes de engenharia da marca. A intenção é que o compacto mais esportivo seja uma alternativa real ao Mercedes-AMG A 45 4MATIC e companhia, e que inclusive ultrapasse a barreira dos 400 cv, dispondo também do modo ‘Drift’ da geração anterior.