FORD BRONCO WILDLAND: UMA CRIAÇÃO ESPECIAL PARA OS PARQUES NACIONAIS DOS ESTADOS UNIDOS
Através de sua fundação Bronco Wild, a Ford doou um Ford Bronco feito na medida ao Serviço de Parques Nacionais dos Estados Unidos, que servirá no Monumento Nacional de Bandelier, situado ao norte do estado de New México.
Como podemos ver, trata-se de um veículo criado pela Ford para os bombeiros do parque, que pretende servir como um centro de controle que permita coordenar as brigadas contra incêndios em terrenos difíceis, e que foi modificado para a ocasião pelo especialista Darley, um renomado fabricante de veículos de defesa, bombeiros e resgate.
O Bronco Wildland, equipado com o pacote Sasquatch focado no off-road, será de grande ajuda para o Serviço de Parques Naturais na hora de proteger o Bandelier e seus 133.5 km² de extensão, um parque que conta com assentamentos humanos de 11.000 anos, e que tem um amplo histórico de fogos naturais.
Acontece que dois terços do Bandelier é considerado como ‘terra selvagem’, o que significa que não há infraestrutura e são zonas de difícil acesso, portanto, um verdadeiro todo-terreno, apto para enfrentar os trechos mais exigentes, é uma verdadeira necessidade para os bombeiros.
Entre o equipamento a destacar deste veículo especial encontramos comunicação por satélite integrada, além de rádio e telefone, e um tablet instalado no painel, além de proteções no exterior, luzes de emergência e sirene.
Uma das estrelas do carro é um drone com câmera que envia as imagens que captura diretamente ao veículo, permitindo assim vigiar as áreas a partir do céu e facilitar desta forma a tarefa de controle da unidade de comando dos bombeiros.
Além disso, o Bronco Wildland conta com diferenciais bloqueáveis dianteiro e traseiro, para facilitar a tração sobre qualquer tipo de terreno, além de pneus todo-terreno de 35 polegadas sobre rodas ‘beadlock’ e um guincho integrado no para-choque dianteiro, se as coisas complicarem.
Este Bronco é o primeiro de dois veículos que a Darley está desenvolvendo para serem doados ao Serviço de Parques Nacionais do país, e mais concretamente a um corpo de bombeiros florestais que ainda não foi anunciado.