Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. FORD COMEMORA 80 ANOS DE PIONEIRISMO EM PICAPES COM A CRIAÇÃO DO “UTILITÁRIO-COUPE”

Notícias

FORD COMEMORA 80 ANOS DE PIONEIRISMO EM PICAPES COM A CRIAÇÃO DO “UTILITÁRIO-COUPE”

27/02/2014

Voltar
FORD COMEMORA 80 ANOS DE PIONEIRISMO EM PICAPES COM A CRIAÇÃO DO “UTILITÁRIO-COUPE”

A Ford está comemorando 80 anos de pioneirismo em picapes, tradição que começou com a criação de um utilitário na Austrália e levou ao desenvolvimento de veículos como a Série F e a Ranger, impulsionando a liderança da marca. O conceito moderno das picapes, depois exportado para o mundo e reinterpretado por outros fabricantes, ganhou uma legião de fãs em toda parte.

Como todas as boas ideias e o primeiro Modelo T, o primeiro utilitário baseado em um carro de passeio surgiu de uma necessidade. Em meados de 1933, o diretor da Ford na Austrália, Herbert French, recebeu a carta da esposa de um fazendeiro de Gippsland, Victoria.

Ela dizia: “Meu marido e eu não podemos comprar um carro e um caminhão, mas precisamos de um carro para ir à igreja no domingo e um caminhão para levar os porcos ao mercado na segunda-feira. Você pode nos ajudar?” O que a cliente queria era um veículo com o conforto de um carro de passageiros que também pudesse transportar carga.

French passou a carta a um jovem projetista, Lewis Bandt, que estava na companhia há poucos anos. Ele tinha apenas 23 anos, mas já mostrava talento para o design, vocação que lhe deu prestígio até se aposentar em 1975. Bandt morreu em 1987, depois de se envolver em um acidente dirigindo uma versão restaurada do utilitário que ajudou a torná-lo famoso.

Na época, o utilitário criado por Bandt foi considerado revolucionário. Até o início dos anos 1930, muitos fabricantes e preparadores tinham construído carrocerias de “utilitários” de madeira ou metal, usando chassis de carros. O Modelo T de Henry Ford era um dos favoritos e suas variações “Buckboards” e “Utility Runabouts” eram vistas em fazendas e entregando produtos em cidades de todo o mundo.

Nascimento do utilitário

A diferença do projeto de Bandt é que ele desenvolveu seu utilitário como um cupê – para dois passageiros, com paineis de aço, janelas de vidro e caçamba de aço integrada na traseira. Ele combinou as laterais de uma picape em uma carroceria cupê, o que resultou em um perfil mais limpo e maior área de carga.

Bandt desenhou o utilitário em um quadro negro de 10 metros, com capacidade de carga de 545 kg e distância entre-eixos de 2.845 milímetros. Ele completou o projeto original em outubro de 1933 e rapidamente produziu dois protótipos para testes. Em janeiro de 1934, o utilitário da Ford entrou em produção, batizado por Bandt como "utilitário-cupê". Dois deles foram enviados para o Canadá e chamaram a atenção de Henry Ford.

Os desenhos originais do veículo em escala real estão arquivados na Austrália e uma versão reconstruída foi preservada em um museu na cidade rural de Chewton, perto de Melbourne.

O utilitário tinha motor V8, câmbio manual de três velocidades, suspensão com feixe de molas transversais e amortecedores na dianteira e molas semielípticas para serviço pesado ??e amortecedores na traseira.

A cabine era a mesma do cupê de quatro portas do Ford Modelo 40. Mas, em vez do porta-malas traseiro ou “dicky seat", Bandt instalou uma caçamba com armação de madeira e paineis externos de aço soldadas à cabine, formando laterais de contorno suave. O veículo rapidamente se tornou um sucesso nas comunidades rurais e vendeu 22.000 unidades entre 1940 e 1954.

Segundo a filha de Bandt, dra. Ros Bandt, o mérito de seu pai foi casar a beleza do design com a praticidade para o dia a dia, em um veículo acessível. "Não posso imaginar o que deve ter sido, naquele tempo dilacerado pela guerra na década de 1930, ter a visão de criar um utilitário acessível para ajudar nas tarefas diárias, tanto no trabalho como no lazer, vencendo as distâncias", disse.

“Meu pai criou um veículo de trabalho elegante e brilhante. Este é o legado que ele deixou para todos os agricultores e proprietários que dependem de seus utilitários em todo o mundo. Em suas palavras, ele queria que a esposa do fazendeiro e os porcos tivessem um passeio glorioso."

Liderança global

A Ford vendeu mais de 1 milhão de picapes no mundo em 2013, construindo a liderança da marca que inclui os seguintes marcos:

- As picapes Ford representam uma em cada cinco picapes vendidas no mundo.

- A Série F é o veículo mais vendido na história da indústria, com mais de 33 milhões de unidades – o dobro do segundo colocado, o Modelo T (16,5 milhões).

- A Série F tornou-se a picape mais vendida dos Estados Unidos pelo 37º ano consecutivo e o veículo mais vendido no país pelo 32º ano consecutivo.

- A Ranger registrou recorde de vendas e foi o veículo mais vendido da Ford no Sudeste Asiático em 2013 e ganhou o prêmio de Picape Internacional de 2013" na Europa.

- A Ranger foi o veículo mais vendido do Vietnã e suas vendas cresceram 43% na Tailândia.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail
Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter