FORD CONSIDERA DESENVOLVER FIESTA RS
- A Ford anunciou que está trabalhando em uma versão mais potente do Fiesta, acima da atual topo de linha ST
A Ford anunciou que está preparando uma versão mais esportiva do Fiesta para lançar daqui a dois anos e meio. O responsável da recém-formada divisão esportiva Ford Performance, Tyrone Johnson, disse que a versão se posicionará acima do atual topo de linha Fiesta ST. O modelo poderá ser uma versão RS e substituir o atual ST com outra designação e atribuições. Johnson disse ainda que a versão “RS” será fabricada com base no chassi atual. A proposta surge na sequência do sucesso do Fiesta ST lançado em 2013 e Johnson disse ainda que, “caso o business case seja viável tecnicamente exequível, poderemos fabricá-lo”. O motor a ser utilizado deverá ser o EcoBoost 1.6 produzindo mais de 250 cv.
Lembrando que a divisão esportiva Ford Performance anunciou planos para lançar 12 modelos até 2020, com os emblema RS e Ford Racing. O novo Ford Focus RS, o novo Ford GT, novas derivações do Mustang (como o Mustang GT350) e a F-150 Raptor encaixam neste perfil. Um dos remanescentes deverá ser mesmo o Fiesta mais potente. Johnson aproveitou para explicar a diferença entre as versões ST, consideradas versões aprimoradas dos modelos convencionais, e as versões de topo RS, que tem se destacado largamente em vários aspectos relevantes em termos de performance. Lembrando ainda que a Ford utiliza um Fiesta RS no WRC.
Entretanto, a Ford anunciou que o Focus RS será revelado no próximo dia 3 de fevereiro em Köln, Alemanha – lugar onde o emblema RS foi apresentado pela primeira vez, há 48 anos. Especificamente sobre o modelo, Johnson não quis avançar muito mais, apenas que está pronto para produção e que estreará no Salão de Genebra, em março. Confirmou ainda que o Focus ST diesel terá uma opção de transmissão de dupla embreagem Powershift antes do final do ano.