FORD CONSIDERA O DESENVOLVIMENTO DE SUVs GENERALISTAS DE ALTO RENDIMENTO
A Ford deu um giro de 180 graus a sua política de produto e agora só pensa em SUVs, crossovers e pick-ups para o grosso da oferta de seu catálogo. Eliminando assim todas as tipologias de turismos tradicionais, como os sedans e os hatchbacks, em sua oferta para o mercado norte-americano.
Isso significa uma nova e radical forma de pensar e de entender o mercado. De modo que nesse cenário há espaço para novas versões, inclusive algumas que possam parecer descabidas em um primeiro momento, como as versões de alto rendimento de SUVs de tipo generalista. Trata-se de um nicho inexistente hoje em dia, já que todos os modelos dessa tipologia pertencem ao espectro Premium do mercado.
Durante uma recente entrevista aos americanos da Motor Trend, um dos engenheiros responsáveis da Ford Performance foi consultado sobre uma possível versão RS para o Ford Edge, e ele, surpreendentemente, não só revelou que essa ideia já existia, como afirmou ter muito claro quais deveriam ser as características e especificações de uma versão como essa.
As declarações desse engenheiro, Ed Krenz, não devem ser tomadas como um tipo de adiantamento de futuros modelos ou versões, mas como um exemplo do que acontece na mente dos engenheiros e executivos da marca. Pois bem, por não haver sedans e hatchbacks na linha, é lógico que eles continuem abordando diferentes tipos de versões para seu catálogo atual, que nesse caso conta somente com modelos de padrão elevado.
“Poderíamos criar uma espécie de nicho para os SUVs que não sejam Premium e de ultra alto rendimento. Como gostaríamos que fosse? ”... “O Ford Edge RS teria que ter mais potência e melhorias dinâmicas adicionais. Isso poderia ser conseguido com pneus ainda mais agressivos, uma configuração de suspensão mais agressiva, amortecedores ativos e sistema de vetorização de torque. Essas são características que definitivamente sabemos como realizar se decidirmos que queremos fazê-lo", disse Ed Krenz.
A pergunta é se veremos um Ford Edge RS acima do atual Edge ST. Provavelmente não, mas tampouco sabemos precisar como evoluirá o mercado nos próximos anos. Atualmente, o Ford Edge ST já é uma alternativa com bom desempenho e boa dinâmica, equipado com o motor V6 EcoBoost de 2.7 litros que entrega 340 cv e 515 Nm de torque máximo. Surge acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades e conta com sistema de tração total. Está disponível somente nos Estados Unidos.