FORD CONTA COM RECURSOS QUE AJUDAM O MOTORISTA EM CASO DE CANSAÇO E SONOLÊNCIA AO VOLANTE
Ter atenção ao volante é essencial para garantir a segurança no trânsito. Dirigir com sono ou cansado é muito perigoso e pode causar acidentes. Mas isso é mais comum do que imaginamos. Na Europa, por exemplo, pesquisas mostram que uma em cada três pessoas dormem menos do que deveriam. Isso pode acontecer, por exemplo, com casais que têm bebês ou filhos pequenos. Ao volante, a sonolência após uma noite mal dormida pode reduzir a concentração e deixar as reações mais lentas, comparáveis às de um motorista que ingeriu bebida alcoólica. O cansaço também é a causa de um em cada cinco acidentes naquele continente, onde uma em cada cinco pessoas admite já ter adormecido ao dirigir.
Para evitar esse tipo de risco, a Ford oferece um recurso que alerta o motorista se ele apresentar sinais de sonolência ou cansaço. É o sistema de alerta de fadiga (veja o vídeo abaixo). Disponível no Fusion e no Edge, ele monitora o comportamento do veículo para detectar se o condutor está distraído ou cochilando. Com o auxílio de câmeras, ele avalia o nível de atenção do motorista pela movimentação do carro dentro da faixa de rodagem. Se o veículo sair da faixa com certa frequência, o sistema interpreta que ele está com fadiga e recomenda uma parada para descanso por um alerta no painel, mostrando a imagem de uma xícara de café, acompanhada de um aviso sonoro. É fato que todo mundo quer chegar em casa logo, mas uma xícara de café pode ser um bom lembrete de que a melhor maneira de chegar é com segurança.
Nesse caso, é possível usar também o comando de voz do sistema de conectividade SYNC 3 - disponível no Focus e Fusion - e escolher um lugar para tomar café ou fazer uma pausa para descansar. O sistema, criado há quase uma década, continua sendo aprimorado e basta dizer ‘preciso de um café’ para que o recurso relacione as cafeterias próximas e guie o motorista para a que ele escolher. Outra opção é dizer ‘quero parar’ e o SYNC 3 dará sugestões de cafeterias, padarias e até supermercados.
Sair da faixa de rodagem sem acionar o pisca também pode significar cansaço ou distração e o sistema de permanência em faixa, disponível no Fusion e no Edge, identifica a manobra como não intencional e gera um alerta produzindo uma vibração no volante. Se ele não responder ao alerta, o recurso atuará na direção para corrigir a trajetória e manter o veículo na faixa (veja como funciona aqui).
Outra tecnologia importante é o sistema de alerta de colisão com assistência de frenagem, oferecido também no Fusion e no Edge, que funciona por meio de radar e câmera em velocidades até 50 km/h. Ele dispara um alerta sonoro e visual ao detectar a possibilidade de colisão com um veículo à frente ao mesmo tempo em que pré-carrega os freios para uma resposta mais rápida. Se o motorista não realizar nenhuma ação, o veículo pode desacelerar e parar automaticamente. Já o sistema de detecção de pedestres oferecido no Fusion opera de modo semelhante, rastreando por radar e câmera a movimentação de pessoas à frente do veículo em velocidades de 3,6 km/h a 80 km/h.
O piloto automático adaptativo com ‘stop and go’, disponível no Fusion, é outra tecnologia semiautônoma que aumenta a segurança. Além de manter a velocidade programada do veículo, ele permite selecionar uma distância segura do carro à frente e, se o trânsito parar, é capaz de frear totalmente.