FORD DÁ PASSOS ARROJADOS RUMO AO FUTURO TOTALMENTE ELÉTRICO NA EUROPA

A Ford anunciou hoje avanços significativos rumo a um futuro totalmente elétrico na Europa, baseando-se na transformação da empresa e na oferta de uma nova geração de sete veículos de passageiros e furgões comerciais 100% elétricos e totalmente conectados até 2024.
O anúncio de hoje evoluiu a partir das mais recentes notícias de que a empresa criou uma nova unidade de negócio global - denominada de ‘Ford Model e’ - focada no design, produção e distribuição de veículos elétricos e conectados. Juntamente com a unidade de negócio Ford Pro, focada no negócio de veículos comerciais da Ford, estas duas unidades de negócio vão definir o futuro da Ford na Europa.
“Estou muito feliz por ver o ritmo de mudanças na Europa, desafiando toda a nossa indústria a construir veículos melhores, mais limpos e mais digitais. A Ford está avançando rapidamente para satisfazer a procura na Europa e em todo o mundo”, disse Jim Farley, Presidente e CEO da Ford.
“É esta a razão por que criamos a ‘Ford Model e’, permitindo-nos mover-nos à velocidade de uma ‘start-up’ para construir veículos elétricos que encantem e ofereçam serviços conectados exclusivos da Ford e que integrem a engenharia e segurança de qualidade Ford”.
Com a sua alargada gama de modelos elétricos, entre veículos de passageiros e veículos comerciais, a Ford espera que as suas vendas anuais de VE na Europa ultrapassem as 600.000 unidades em 2026, ao mesmo tempo que reafirma a sua intenção de alcançar uma margem operacional (EBIT) de 6% na Europa em 2023. A aceleração na Europa apoia o objetivo da Ford de vender mais de 2 milhões de VE a nível global até 2026 e proporcionar à empresa uma margem operacional (EBIT) ajustada de 10%.
“A nossa marcha rumo a um futuro 100% elétrico é uma necessidade absoluta para que a Ford consiga ir ao encontro das necessidades de mobilidade dos clientes em toda uma Europa em transformação”, referiu Stuart Rowley, Presidente da Ford Europa. “Trata-se, também, da necessidade premente de um maior cuidado para com o nosso planeta, contribuindo positivamente para a sociedade e para a redução das emissões, em conformidade com o Acordo de Paris sobre o clima”.
Em conjunto, estes esforços irão suportar os planos globais da Ford de redução significativa das emissões de carbono. A empresa anunciou hoje que tem como alvo atingir zero emissões em todas as vendas de veículos na Europa e a neutralidade em carbono em toda a sua infraestrutura europeia de instalações, de logística e de fornecedores até 2035.
Sete novos veículos elétricos até 2024
Na sequência da bem-sucedida introdução, na Europa, do Mach-E 100% elétrico em 2021 e do Mach-E GT este ano, além do lançamento da E-Transit no próximo trimestre, a Ford revelou hoje que planeja lançar sete veículos 100% elétricos para integrar a família Ford na Europa, três novos veículos de passageiros e quatro novos veículos comerciais.
A partir de 2023, a Ford vai iniciar a produção de um novo veículo elétrico de passageiros, um crossover de média dimensão, construído em Colônia, adicionando em 2024 um segundo veículo elétrico a essa linha de produção. Em complemento, o Ford Puma, o veículo de passageiros mais vendido da Ford na Europa, irá ficar disponível com uma versão elétrica, construída em Craiova, na Romênia, a partir de 2024.
Reafirmando a sua liderança como a marca de veículos comerciais mais vendida da Europa, a icônica linha Transit da Ford irá integrar quatro novos modelos elétricos: o novo furgão Transit Connect de uma tonelada e o veículo MPV Tourneo Custom, em 2023, e a nova geração do furgão Transit Courier e do veículo MPV Tourneo Courier, de menores dimensões, em 2024.
“Estes novos veículos elétricos da Ford simbolizam uma transformação total da nossa marca na Europa, uma nova e completa geração de veículos com zero emissões, otimizados para um mundo conectado, oferecendo aos nossos clientes experiências de utilização verdadeiramente excepcionais”, acrescentou Rowley.
Produção e investimento no domínio VE em Colônia
A Ford confirmou hoje que o primeiro veículo de passageiros totalmente elétrico a sair do Centro de Eletrificação da Ford em Colônia será um crossover de cinco lugares, de média dimensão. Em 2021, os segmentos de SUV e crossovers representaram 58% do volume total de veículos de passageiros da Ford comercializados no continente europeu, um aumento de quase 20 pontos percentuais em relação a 2020.
Este crossover 100% elétrico representa a ultrapassagem novos limites para a Ford. Contando com uma autonomia de 500 km com uma única carga, o veículo e o seu nome serão revelados mais tarde em 2022, iniciando-se a produção em 2023.
A confirmação de hoje de que um segundo veículo totalmente elétrico de passageiros - um crossover esportivo - será construído no Centro de Eletrificação da Ford em Colônia significa que a produção de veículos elétricos nessas instalações irá aumentar para 1.2 milhões de veículos num prazo de seis anos. O investimento nos novos veículos elétricos de passageiros que serão fabricados em Colônia deverá rondar os 2 bilhões de dólares. O investimento inclui uma nova instalação de montagem de baterias que tem previsto iniciar as suas operações em 2024.
Nova joint-venture visa aumentar a produção de baterias na Europa
Para apoiar os ambiciosos planos de eletrificação de veículos da Ford, Ford SK On Co Ltd e Koç Holding assinaram um Memorando de Entendimento (MoE) não vinculativo para a criação de uma nova joint-venture líder da indústria na Turquia. Sujeita à execução de um acordo final, os três parceiros planejam criar uma das maiores instalações de baterias para VE na Europa.
A joint-venture se situará perto de Ancara e irá fabricar células de Níquel NMC para montagem nos módulos de matriz das baterias. A produção deverá arrancar o mais tardar a meio da presente década, com uma capacidade anual que deverá rondar a faixa entre os 30 e os 45 GWh.
O investimento que os três parceiros estão planejando para a joint-venture de baterias - incluindo o apoio do Governo turco - irá beneficiar, diretamente, os grandes e pequenos operadores de veículos comerciais em toda a Europa, reduzindo os custos de energia e de operação, ao mesmo tempo que gera uma contribuição significativa para a redução de CO2.
Aumento da capacidade de produção de VE em Craiova
A fábrica da Ford em Craiova, na Romênia, irá desempenhar um papel significativo nos planos de crescimento de veículos elétricos e comerciais da empresa na Europa.
A partir de 2024, os clientes europeus poderão adquirir uma versão totalmente elétrica do Ford Puma, o popular crossover compacto da Ford. O Puma foi o veículo de passageiros mais vendido da Ford na Europa em 2021, sendo que o Puma 100% elétrico irá elevar esta que é uma recente linha de sucesso a um leque ainda mais vasto de clientes europeus, quando em 2024 se iniciar a produção em Craiova.
Além disso, a nova Transit Courier, popular veículo comercial leve, e o Tourneo Courier, um veículo compacto MPV, também serão produzidos em Craiova a partir de 2023, com as correspondentes versões 100% elétricas chegando ao mercado em 2024.
Para aumentar, ainda mais, a capacidade em termos de veículos elétricos e comerciais, a Ford anunciou, esta manhã, que a Ford Otosan irá assumir a propriedade da fábrica e do negócio de produção de Craiova, operação ainda sujeita às regulamentares aprovações e análises. A Ford Otosan, joint-venture estabelecida entre a Ford Motor Company e a Koç Holding, é uma das mais longas e bem-sucedidas uniões do gênero na indústria automobilística a nível global.
“Congratulamo-nos com esta oportunidade de fazer crescer a nossa ‘joint-venture’ com a Koç Holding e aproveitar esta parceria estratégica para melhor conseguirmos utilizar os nossos recursos e conhecimentos na Romênia”, acrescentou Rowley. “A Ford Craiova é hoje uma sólida história de sucesso, pelo que acreditamos que através da experiência e especialização da Ford Otosan em matéria de eletrificação e de veículos comerciais pode atingir níveis de realização ainda mais elevados”.