FORD ENCERRA A PRODUÇÃO NA AUSTRÁLIA DEPOIS DE 91 ANOS

Já havíamos comentado essa decisão da Ford há mais de um ano, mas agora se tornou realidade. A Ford termina com sua produção local na Austrália, o que significa que não haverá mais modelos exclusivos para esse mercado. Esse fato acontece nada menos que 91 anos após o início das operações da marca no país. Também dirá adeus a fábrica de Broadmeadows (Victoria), que vem produzindo veículos desde 1959.
Isto significa que não voltaremos a ver o mítico Ford Falcon, um modelo exclusivo da Austrália e que já está há mais 50 anos no mercado. Concretamente a última unidade que saiu da linha de montagem da planta australiana foi um Falcon XR6 azul, mostrado da imagem. Esse sedan conta com um potente motor turbo de seis cilindros em linha e 4.0 litros que desenvolve 442 cv e 576 Nm de torque, força enviada diretamente às rodas traseiras.
O outro modelo exclusivo que se despede é o Ford Territory, um todo-terreno de grandes dimensões. Mas ao que parece não será uma retirada total, já que a Ford seguirá mantendo cerca de 1.500 colaboradores na Austrália e que estarão nos departamentos de engenharia e design. A decisão de terminar com a produção local surge pelo plano de produtos globais ‘One Ford’, uma estratégia de globalização da marca.
É uma pena, levando em conta a história da Ford na Austrália. O primeiro modelo ali fabricado foi o Ford T em Geelong no ano de 1925. A marca americana dominou o mercado local até a chegada da Holden, marca da General Motors. Dessa forma chega ao fim um caminho que deixou uma produção total de 4.356.628 unidades produzidas somente na planta de Broadmeadows.