FORD EVOS CHEGA A SHANGHAI COMO UM SEDAN ESPORTIVO E CROSSOVERIZADO
O novo Ford Evos foi revelado oficialmente durante o primeiro dos dias da imprensa no Salão de Shanghai 2021, mas por enquanto temos apenas as primeiras imagens e alguns poucos dados deste peculiar modelo, o qual ainda não foi confirmado se será comercializado no Ocidente.
A Ford tocou o sino na China com a apresentação do novo Evos 2021, um modelo que esperávamos que fosse um sedan do tipo station wagon de estética crossoverizada, destinado a substituir o Ford Fusion nos Estados Unidos e o Ford Mondeo na Europa. No entanto, por enquanto só temos as primeiras imagens da versão que será fabricada e comercializada na China, já que se trata do mercado onde foi desenvolvido o modelo, do qual ainda não conhecemos suas especificações.
Em termos de design é muito difícil classificar esse modelo, pois conta com características de tipologias tão díspares como as peruas, os sedans esportivos e os SUVs. Começando por sua configuração de chassi, está claro que estamos diante de um modelo sobre-elevado, mas nem tanto para dizer que se trata realmente um SUV, enquanto que sua carroceria tem as proporções, mas não as formas habituais de um sedan familiar, pois conta com um vidro traseiro excessivamente inclinado, além de uma frente muito afilada e cujos traços estão inspirados no novo Ford Equator 2021, um novo SUV de grande tamanho que a Ford acaba de apresentar na China. Resumindo, podemos dizer que o novo Evos é uma mescla entre uma perua e um SUV coupe.
Embora todos os informes apontavam que este modelo se chamaria Ford Mondeo Evos na Europa, o carro apresentado em Shanghai exibe simplesmente a denominação Evos, um nome que a Ford utilizou em um atraente protótipo de salão apresentado em 2013 (aqui).
O Ford Evos chinês será fabricado e comercializado pela joint-venture Changan-Ford, embora por enquanto não tenham sido revelados os dados relativos à sua linha nesse mercado, nem tampouco suas datas de início de produção e comercialização. Supõe-se que este modelo contará com uma linha composta por mecânicas eletrificadas e que, pelo menos na China, chegará aos concessionários antes do final deste ano.
Embora tenham sido divulgadas apenas algumas poucas imagens e nenhum dado que as acompanhasse, é evidente que estamos diante de um modelo dotado de uma enorme carga tecnológica. Basta dar uma olhada no seu avançado painel para descobrir que estamos diante de um modelo revolucionário para a marca de Dearborn, pois além do seu atraente e cuidado interior, no painel surge um conjunto de telas que medem nada menos que 1.1 metros de comprimento.
Elas se dividem em um painel de instrumentos totalmente digital de 12.3 polegadas ao qual segue uma gigantesca tela 4K de 27 polegadas que recorre a mais meio painel até a zona do copiloto. O sistema de infotainment opera com a última evolução do sistema SYNC+ 2.0 da Ford, que para a ocasião conta com a tecnologia de inteligência artificial da Baidu, que é específica para o mercado chinês. Além de ser capaz de receber atualizações OTA (Over-The-Air), como os novos F-150 e Mustang Mach-E.