FORD FIESTA CELEBRA OS SEUS 40 ANOS

A crise do petróleo no início dos anos 70 foi o detonador para que a Ford pusesse mãos à obra no desenvolvimento de um carro que permitisse oferecer a seus clientes um baixo preço e custos de manutenção mais baixos ainda. Evidentemente que sua ideia deu certo, já que o Ford Fiesta celebra nestes dias seus 40 anos no mercado.
O Ford Fiesta estreou no ano de 1976 e se transformou no menor carro na história da marca. Para conseguir cumprir com os requisitos que os clientes demandavam na época, os engenheiros conseguiram um produto que pesava somente 700 quilos e era equipado com pequenos motores, que em sua versão mais simples oferecia somente 40 cv de potência.
É claro que o tempo passou e as condições econômicas mudaram, tanto é que em suas sucessivas gerações, o Fiesta se adaptou às circunstâncias de cada momento. Mas sempre manteve sua identidade, suas dimensões começaram a crescer de acordo com sua potência, sem exceder-se no consumo. Além disso, chegaram as versões dinâmicas ST, que conseguiam melhor desempenho e tinham um comportamento dinâmico melhorado.
En sua geração atual, o Fiesta recebeu motores turbo ainda em suas versões mais simples, que chegaram através dos motores EcoBoost com um bloco de três cilindros. As versões mais potentes, como os ST e ST200 são oferecidas com motor de quatro cilindros e 1.2 litros.
O Ford Fiesta foi um dos primeiros modelos globais da Ford. Tem sido produzido em quatro continentes, nas plantas da Ford na África do Sul, Alemanha, Argentina, Brasil, China, Espanha, Índia, México, Reino Unido, Tailândia e Taiwan.