FORD FOCUS RS 2021: O COMPACTO ESPORTIVO SE ELETRIFICA

O Ford Focus RS 2021 subirá de potência graças a um sistema híbrido, mas com isso experimentará uma importante mudança em seu sistema de tração. Isto é o que se sabe do próximo rival do Volkswagen Golf R e do Mercedes-AMG A 45.
O Ford Focus é um sucesso na Europa, com um ritmo de vendas de nada menos que um carro a cada 135 segundos, e tem no Focus RS a sua versão mais esportiva. A quarta geração do modelo é oferecida também na versão ST como opção mais emocional, com carroceria hatchback e perua, disponível com motores diesel e gasolina associados a transmissões manuais e automáticas.
Mas entre o Focus na versão ST, e o Ford Focus RS, as distâncias são realmente grandes. E para esta quarta geração parece que a marca do oval azul não irá esperar até o final do ciclo de vida da geração para introduzir a eletrificação, que será lançada bem antes, como parte do MY 2021, ou seja, deverá estrear ao longo do próximo ano de 2020, embora ainda não se saiba a data concreta.
Pouco a pouco vão vazando informações a respeito do Ford Focus RS 2021, e tudo indica que o compacto esportivo manterá o motor 2.3 EcoBoost da geração anterior, ainda vigente, mas com um sistema híbrido que lhe permita ser mais eficiente e alcance um número maior de potência máxima.
Com esta mudança, o novo Focus RS terá o seu motor de quatro cilindros turbo conectado única e exclusivamente ao eixo dianteiro. Agora, o eixo traseiro não ficará no esquecimento. Parece que a Ford utilizará o sistema eTwinster, desenvolvido pela GKN Automotive, de forma que o eixo traseiro seja somente elétrico. Isso permitirá manter o modo Slippery, entre outras cosas.
O Ford Focus RS atualmente em linha alcança os 350 cv de potência máxima e, no entanto, a nova geração poderá atingir os 400 cv, ou inclusive um pouco mais. Isto lhe permitirá encarar o Mercedes-AMG A 45 de nova geração, com uma potência máxima especialmente alta.
Mas a ideia não é só responder ao AMG A 45 da Mercedes, mas também enfrentar o que vem por aí. Porque, segundo os vazamentos mais recentes, o novo Volkswagen Golf R de oitava geração também poderá rondar os 400 cv de potência máxima.