NÃO HAVERÁ UM FOCUS RS, A FORD CANCELA A QUARTA GERAÇÃO DO COMPACTO ESPORTIVO

No próximo ano entrarão em vigor na União Europeia novos regulamentos relacionados com as emissões, que irão um passo adiante dos atuais e que serão ainda mais exigentes. Estas novas normas significarão outra dor de cabeça para muitos fabricantes, que uma vez mais deverão adequar seus modelos para cumprir com os mais restritos limites de emissões de CO2.
Diante desta situação, os veículos que mais sofrem com as novas regras são os de alto desempenho e no caso da Ford, o modelo que ficou no ponto de mira é a versão RS do Focus, a opção mais radical do compacto, cuja nova geração foi colocada em dúvida.
Ao longo dos anos, o Ford Focus RS conseguiu ganhar um público muito fiel e em cada nova geração, a versão mais dinâmica do compacto elevou sua participação. De aspecto agressivo, tração total, botão de ‘Drift’ e cifras impressionantes, a Ford terá muita dificuldade em superar o modelo atual e ao mesmo tempo cumprir com a mais exigente norma ambiental que entrará em vigor no próximo ano.
O chefe da Ford Performance solicitou aos responsáveis da marca uma oportunidade para poder desenvolver a nova geração da versão mais potente do compacto, mas a verdade é que devido às cada vez mais restritas normas em termos de emissões, ninguém está certo de poder seguir adiante com a nova geração do Focus RS.
Por enquanto o fabricante não confirmou oficialmente a morte das siglas RS, mas tudo parece indicar que sob as condições atuais, será muito difícil seguir adiante com o desenvolvimento do novo Ford Focus RS. De qualquer forma, os clientes que buscam uma alternativa mais dinâmica deverão conformar-se com o Focus ST, que com seus 280 cv ficará como a versão mais potente da geração atual do modelo.