FORD GT BATE O RECORDE DO PORSCHE 918 SPYDER NO VIRGINIA INTERNATIONAL RACEWAY

Que o Ford GT é um dos carros mais rápidos da história não é nenhum segredo. No entanto, o pessoal da marca do oval azul começa a se assustar com o rendimento que é capaz de alcançar o seu novo bólido. Uma demonstração disso é o teste ‘Lighting Lap’ realizado pela Car and Driver Magazine, que colocou o esportivo americano por cima de todos os outros carros testados até agora.
A ideia é simples. Completar uma volta no circuito Virginia International Raceway (V.I.R.) no menor tempo possível. O desafio era enorme, já que até agora nenhum veículo havia conseguido superar o tempo obtido pelo Porsche 918 Spyder em 2015, com um tempo de 2:43.1. Nem o Mercedes-AMG GT R conseguiu batê-lo, ficando a quatro décimos de segundo do seu compatriota. Mas o Ford GT demonstrou que era capaz, obtendo um tempo de 2:43.0. Apenas um décimo de vantagem, mas o suficiente para se orgulhar, pelo menos até que chegue outro, de ser o mais rápido de todos naquele circuito.
“O Ford GT é puro desempenho”. Esta frase foi dita há algum tempo por Raj Nair, VP executivo de Desenvolvimento de Produto Global e Chefe Técnico da Ford, demonstrando uma confiança total em seu novo esportivo que agora foi testado de fato por uma revista de renome.
Para obter esse rendimento, lembramos que o esportivo americano equipa debaixo de sua pele um motor V6 de 3.5 litros, capaz de entregar uma potência de 647 cv e um torque máximo de 746 Nm. Trata-se do propulsor EcoBoost mais potente já fabricado, além disso, conseguindo 90% do seu torque máximo a partir das 3.500 rpm.
Mas um carro esportivo não é somente eficaz pelos cavalos de seu motor, mas também precisa ser ágil. Por isso, o Ford GT apresenta um peso inferior a 1.400 quilos, além de uma série de sistemas dinâmicos ativos - suspensão e aerodinâmica - que asseguram a maior aderência possível na hora de enfrentar as curvas. Veja o vídeo abaixo.