FORD GT LIGHTWEIGHT: UM RARO EXEMPLAR DO ESPORTIVO DE MOTOR CENTRAL SERÁ LEILOADO NOS ESTADOS UNIDOS

No início de 2017 foi apresentado oficialmente o Ford GT Competition Series. A versão mais radical até hoje do Ford GT de rua, pois conta com uma configuração especialmente desenvolvida para maximizar o desempenho do modelo em pista. Para isso, essa versão mais leve dispensava qualquer elemento supérfluo, incluindo os habituais sistemas relacionados com o conforto e infotainment.
De modo que assim como as antigas versões de pista, aquelas que para baixar o peso ao máximo eliminavam inclusive os elementos isolantes do habitáculo, o Ford GT Competition Series utilizava uma configuração de chassi mais rígida e eliminava praticamente todos os elementos de equipamento não essenciais, convertendo-se na versão mais extrema do esportivo de motor central de Ford.
Embora não tenhamos cifras concretas, sabemos que foram fabricados muito poucos exemplares desta versão. Dos quais somente um ou dois voltaram ao mercado, como foi o caso da unidade do piloto Sebastien Bourdais. Desta versão houve uma configuração ainda mais rara e que é praticamente desconhecida para a maioria dos aficionados, o Ford GT Lightweight.
Essa versão contava com as mesmas especificações da Competition Series, mas acrescentava alguns poucos elementos de conforto, como era o caso do equipamento de ar condicionado e o sistema de infotainment no console central. De modo que continuava sendo um modelo tremendamente radical, mas que permitia que seus donos o usassem também fora da pista com conforto.
Por esse motivo, os Ford GT Lightweight seguiam contando com características como a cobertura do motor transparente feita em Perspex, vidro vigia traseiro em Gorilla Glass, Alcantara como única opção de revestimento para todo o habitáculo, rodas de carbono exposto com parafusos de titânio, sistema de escape esportivo também de titânio e numerosos elementos elaborados em fibra de carbono. Além da própria configuração de chassi específica do Ford GT Competition Series.
O exemplar que aparece nas imagens corresponde a uma destas raras unidades Lightweight. Ela será leiloada no próximo evento da RM Sotheby’s no Arizona e continua como novo, pois seu hodômetro marca somente 8.2 milhas de uso.