FORD INCORPORA A TECNOLOGIA SCR NOS MOTORES ECOBLUE DIESEL
Os novos motores diesel da Ford, denominados EcoBlue, também adotarão a tecnologia de Redução Catalítica Seletiva (SCR) para reduzir as emissões de óxidos de azoto (NOx), seguindo assim o mesmo caminho de outros fabricantes, como o Grupo Volkswagen e do Grupo PSA.
Com base em uma solução aquosa de ureia, essa técnica SCR consegue reduzir substancialmente as emissões consideradas mais nocivas de NOx para a atmosfera, embora tenha como desvantagem a necessidade de adicionar um reservatório para um reabastecimento regular dessa mesma solução.
Atualmente, muitos dos fabricantes recorrem a filtros anti-partículas de NOx para redução das emissões, mas a sua eficiência não é tão forte como as da tecnologia SCR. Dessa forma, com as regras das emissões poluentes ficando cada vez mais restritas nos mercados mundiais, a Ford tomou também a decisão de aplicar o sistema de SCR nos seus futuros motores da linha EcoBlue, a nova geração de blocos diesel que estreará em breve em alguns modelos da marca do oval azul.